quant
Fique ligado

Trofa

Prepare-se: temperaturas poderão chegar aos 39º esta semana

Avatar

Publicado

em

Os próximos dias preveem-se de muito calor. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, as temperaturas vão estar sempre acima dos 30ºC, no concelho da Trofa.

Para esta segunda-feira, os termómetros vão chegar aos 36ºC, tendo uma ligeira descida para amanhã – cujas previsões apontam para 33ºC de máxima. Quarta e quinta-feira as temperaturas máximas rondarão os 35ºC e 36ºC para sexta-feira está prevista a temperatura mais elevada da semana: 39ºC.

Perante as previsões de calor intenso, a Direção Regional de Saúde do Norte (DRSN) enviou informações acerca dos cuidados a ter durante os próximos dias, sublinhando que “a exposição a calor intenso é uma agressão para o organismo, podendo conduzir a desidratação, ou agravamento de doenças crónicas, a um esgotamento ou a um golpe de calor”.

“Deve ter em atenção certos sintomas associados a um esgotamento por calor, tais como cãibras musculares, cansaço, fraqueza, desmaio, náuseas e vómitos, respiração rápida e superficial, grande transpiração, palidez, pele fria e húmida, pulso fraco e rápido e dor de cabeça”, explicou a mesma entidade.

No caso de alguma situação de emergência, deve ligar, de imediato, o 112, e para mais informações deve procurar aconselhamento junto da Linha de Saúde 24, em 808 24 24 24.

A DRSN deixou também alguns conselhos a adotar durante estes dias:

• Evite a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11h e as 17 h
• Utilize protetor solar com um índice elevado (≥ a 30) de forma abun‐
dante de 2 em 2 horas
• Use chapéu de abas largas e óculos de sol (com proteção UVA e UVB)
• Permaneça 2 a 3 horas, por dia, em locais frescos nas horas de mais calor
• Dedique atenção especial a crianças e idosos
• Os bebés com menos de 6 meses não devem ser sujeitos a exposição solar, devendo evitar‐se a exposição direta de crianças com menos de 3 anos
• Beba mais água e sumos, mesmo sem ter sede
• Utilize apenas água da rede pública ou engarrafada
• Não utilize fontes ou lagos ornamentais para beber água ou tomar banho
• Evite as bebidas alcoólicas ou com elevados teores de açúcar
• Faça refeições leves e frequentes
• Ofereça água a recém-nascidos, crianças, pessoas idosas e doentes crónicos
• Evite atividades que exijam esforço físico intenso, tais como o desporto, durante os períodos do dia em que as temperaturas são mais elevadas
• Quando tomar banho, evite as mudanças bruscas de temperatura

Risco de incêndio elevado

Perante o risco elevado de incêndio, a Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil recorda que durante o período crítico – entre 1 de julho a 30 setembro – é:
 PROIBIDO fazer Queimadas Extensivas SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520.
 PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520.
 PROIBIDO utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito.
 PROIBIDO fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.
 PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo de artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.
 PROIBIDO fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.
 PROIBIDO usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos.
 OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...