A Polícia Municipal da Trofa tem realizado ações de sensibilização sobre a segurança rodoviária, dedicadas aos alunos da EB1 de Finzes, em S. Martinho de Bougado. 

A Escola Básica de Finzes, em S. Martinho de Bougado, tem recebido ações de sensibilização sobre a segurança rodoviária, promovidas pela Polícia Municipal da Trofa, com o objetivo de transmitir às crianças “noções básicas” de como se devem comportar na estrada, quando andam a pé, de bicicleta ou de automóvel. 

Uma lição que ficou bem aprendida pelos alunos, como demonstra Luís Pereira, do 3º ano, que contou como devemos atravessar a faixa de rodagem, quando há passadeira: “Devemos parar e olhar para os semáforos. Se estiver verde, posso passar”.

Quando questionado sobre o que devia fazer caso estivesse sinal vermelho, Luís foi perentório na resposta: “Não passo. Espero que os carros todos passem, para depois passar eu”. Esta ação de sensibilização teve um bom feedback por parte dos alunos, que gostaram de ter aprendido sobre os “cuidados a ter na estrada”, pois, segundo Mariana Correia, também aluna do 3º ano, “há muitos perigos e devemos de ter muito cuidado e respeitar as regras”. Telmo Mesquita, agente da Polícia Municipal, afirmou que este tipo de atividades são “muito boas”, pois, além de ficarem com “umas noções diferentes”, contam “o que se passa em casa, muitas vezes, situações erradas que fazem”. Por exemplo, o facto de andarem nas viaturas “sem cinto” ou então “sem cadeira”. “Depois dizem que vão alertar os pais para essas situações, que vão tentar solucionar isso”, concluiu.

A agente municipal Ângela Pinto corroborou o colega, mencionando que, por essa razão, estas ações têm “muita importância”. “No fundo, isto é para os ensinar a saberem comportar-se na estrada, pois ainda são umas crianças”, mencionou. Constituída por duas partes, a ação de sensibilização começa por mostrar aos alunos alguns diapositivos com imagens e textos, onde são alertados para as várias situações, por exemplo, “como devem fazer quando jogam à bola, como devem atravessar a estrada, como devem andar de bicicleta”, entre outras. Na 2ª e última parte, é lhes feito um questionário, para verem se estiveram atentos e se ficaram com “algum conhecimento”.

A Polícia Municipal da Trofa também já desenvolveu esta ação de sensibilização numa escola de S. Romão do Coronado, esperando que outras escolas a chamem, para poderem passar esta mensagem a todos os alunos  o concelho.

{fcomment}