quant
Fique ligado

Edição 722

Padres José Ricardo e Micael substituem Rui Alves no Muro e Coronado

Avatar

Publicado

em

Já são conhecidas as novas nomeações do bispo do Porto para a Diocese do Porto. Como já tinha sido noticiado, o padre Rui Alves deixa de ser pároco de S. Cristóvão do Muro, S. Mamede e S. Romão do Coronado, e para o seu lugar vem, não um, mas dois novos padres.

De acordo com o decreto episcopal da Diocese do Porto, publicado esta quarta-feira, 22 de julho, José Ricardo Dias vai assumir a paroquialidade de S. Cristóvão do Muro. O presbítero, que assumia as paróquias de S. Lourenço do Douro e de Alpendorada e Matos, no Marco de Canaveses, desde 2014, tem 38 anos, é natural de Vandoma (Paredes) e foi ordenado padre a 8 de julho de 2012, tendo celebrado a missa nova na Igreja Nova de S. Martinho de Bougado, paróquia onde estagiou durante três anos.

Publicidade

No dia da missa nova, em declarações ao NT, José Ricardo Dias contou que a sua vocação foi construída através de “muitos momentos”, entre os quais a primeira experiência, vivida com os missionários dehoniamos que, numa visita à sua escola, convidaram os alunos a passar o fim de semana com eles. José Ricardo Dias aceitou o convite e gostou da experiência, mas só decidiu ir para o seminário quando estava a terminar o curso de Economia, durante o “contacto com alguns senhores padres”, em que sentiu que “faltava algo” que o preenchesse totalmente. Decidido a “ir à procura e entrar em contacto com o seminário”, o novo padre fez um “período de discernimento”, que foi o “suficiente” para saber que o que queria era seguir o caminho sacerdotal, que culminou com a sua ordenação. Antes de assumir as paróquias no Marco de Canaveses, José Ricardo Dias foi pároco de Gatão, em Amarante.

José Ricardo Dias também dá cartas no futsal e é pentacampeão europeu como guarda-redes da seleção portuguesa do clero.

As paróquias de S. Mamede e S. Romão do Coronado serão assumidas por Micael Silva, natural de S. Martinho de Recesinhos, Penafiel. O sacerdote, de 27 anos, foi ordenado a 14 de julho do ano passado e exercia funções de vigário paroquial de Caíde de Rei, Covas, Meinedo, Nespereira e Sousela, concelho de Lousada. Assume, agora, pela primeira vez a paroquialidade de duas comunidades, tendo sido ainda autorizado, segundo o decreto episcopal, a prestar assistência religiosa na Diocese das Forças Armadas e da Segurança, a pedido do bispo daquele ordinariato, D. Rui Valério.

As primeiras celebrações do novo pároco já estão marcadas: em S. Mamede do Coronado, às 16h de 30 de agosto e em S. Romão do Coronado, às 11 horas do mesmo dia.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...