Já são conhecidas as novas nomeações do bispo do Porto para a Diocese do Porto. Como já tinha sido noticiado, o padre Rui Alves deixa de ser pároco de S. Cristóvão do Muro, S. Mamede e S. Romão do Coronado, e para o seu lugar vem, não um, mas dois novos padres.

De acordo com o decreto episcopal da Diocese do Porto, publicado esta quarta-feira, 22 de julho, José Ricardo Dias vai assumir a paroquialidade de S. Cristóvão do Muro. O presbítero, que assumia as paróquias de S. Lourenço do Douro e de Alpendorada e Matos, no Marco de Canaveses, desde 2014, tem 38 anos, é natural de Vandoma (Paredes) e foi ordenado padre a 8 de julho de 2012, tendo celebrado a missa nova na Igreja Nova de S. Martinho de Bougado, paróquia onde estagiou durante três anos.

No dia da missa nova, em declarações ao NT, José Ricardo Dias contou que a sua vocação foi construída através de “muitos momentos”, entre os quais a primeira experiência, vivida com os missionários dehoniamos que, numa visita à sua escola, convidaram os alunos a passar o fim de semana com eles. José Ricardo Dias aceitou o convite e gostou da experiência, mas só decidiu ir para o seminário quando estava a terminar o curso de Economia, durante o “contacto com alguns senhores padres”, em que sentiu que “faltava algo” que o preenchesse totalmente. Decidido a “ir à procura e entrar em contacto com o seminário”, o novo padre fez um “período de discernimento”, que foi o “suficiente” para saber que o que queria era seguir o caminho sacerdotal, que culminou com a sua ordenação. Antes de assumir as paróquias no Marco de Canaveses, José Ricardo Dias foi pároco de Gatão, em Amarante.

José Ricardo Dias também dá cartas no futsal e é pentacampeão europeu como guarda-redes da seleção portuguesa do clero.

As paróquias de S. Mamede e S. Romão do Coronado serão assumidas por Micael Silva, natural de S. Martinho de Recesinhos, Penafiel. O sacerdote, de 27 anos, foi ordenado a 14 de julho do ano passado e exercia funções de vigário paroquial de Caíde de Rei, Covas, Meinedo, Nespereira e Sousela, concelho de Lousada. Assume, agora, pela primeira vez a paroquialidade de duas comunidades, tendo sido ainda autorizado, segundo o decreto episcopal, a prestar assistência religiosa na Diocese das Forças Armadas e da Segurança, a pedido do bispo daquele ordinariato, D. Rui Valério.

As primeiras celebrações do novo pároco já estão marcadas: em S. Mamede do Coronado, às 16h de 30 de agosto e em S. Romão do Coronado, às 11 horas do mesmo dia.