quant
Fique ligado

Trofa

Novo Centro de Saúde da Trofa abriu hoje

Novo Centro de Saúde da Trofa abriu esta segunda-feira, mais de sete anos depois do lançamento da primeira pedra.

Avatar

Publicado

em

Foi um processo que nasceu “torto”, ou desenquadrado, e tarda a endireitar-se. Ainda assim, há uma luz ao fundo do túnel e as do novo Centro de Saúde, em Santiago de Bougado ligaram-se, finalmente, esta segunda-feira, 19 de junho.

Num anúncio feito pelas redes sociais, a Unidade de Saúde Familiar “Uma Ponte para a Saúde” deu conta de que os serviços que funcionaram no rés-do-chão e 1.º andar do centro de saúde localizado em S. Martinho de Bougado, foram transferidos para o novo edifício, situado na Travessa dos Carvalhinhos, no lugar da Lagoa, em Santiago de Bougado.

Publicidade

A falta de escadas exteriores fará com que o novo centro de saúde abra, numa fase inicial, no piso térreo, suficiente para que a USF possa funcionar.

O equipamento abre sete anos e meio depois do lançamento da primeira pedra, em que marcou presença o então secretário de Estado da Saúde e atual diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo.

Orçado em 2,4 milhões de euros, suportados pelo Governo, o projeto contempla um edifício com área bruta de 2800 metros quadrados, com dois pisos e uma cave, com 15 gabinetes médicos, cinco de enfermagem, salas de tratamento, gabinetes de saúde infantil, de enfermagem e de saúde materna.

Em 2016, o novo Centro de Saúde de Santiago de Bougado estava incluído num pacote de investimentos do Governo na área da saúde, no valor de 15 milhões de euros, que previa a construção e regulação de 30 unidades em todo o País. No distrito do Porto, o investimento da Trofa juntava-se a Vilar do Andorinho (Vila Nova de Gaia) e Baguim do Monte (Gondomar), inaugurados em 2018, e Campo (Valongo), inaugurado em 2020.

UCSP continuará no edifício atual

Enquanto a USF muda-se para o novo edifício, a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) da Trofa, que funciona na parte inferior do atual centro de saúde, mantém-se no mesmo edifício, em S. Martinho de Bougado.

Processo marcado por episódio caricato
O Centro de Saúde de Santiago de Bougado está envolto em episódios caricatos ainda nem sequer tinha saído do papel. O primeiro esteve relacionado com o terreno para a construção do edifício e foi dado a conhecer durante o mandato de Joana Lima na Câmara Municipal da Trofa, que anunciou que o projeto tinha sido projetado para um terreno na Travessa dos Carvalhinhos, cuja área era inferior ao necessário para instalar o edifício. A solução para este imbróglio foi encontrada graças ao apoio dos Escuteiros de Santiago de Bougado, que tinham um terreno contíguo e cederam-no à autarquia, por troca por outro.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...