quant
Fique ligado

Edição 597

Moreira da Silva compila crónicas sobre criação do concelho em livro (c/ vídeo)

Avatar

Publicado

em

O salão nobre da Junta de Freguesia do Muro encheu para o lançamento do livro “A História da criação do Concelho da Trofa – Contributos” de José Maria Moreira da Silva. Obra reúne 30 crónicas que estão a ser publicadas no blogue “…E a Trofa é Minha” e os fundos resultantes da venda dos exemplares revertem a favor da Muro de Abrigo.

A cisão do PSD e CDS-PP provocada aquando da criação da comissão instaladora do concelho da Trofa ou o episódio que envolveu o arrendamento da atual sede da Câmara Municipal são alguns dos factos que prometem acender polémica e que estão divulgados no livro escrito por José Maria Moreira da Silva. A obra, que pretende dar um “contributo” para escrever a história da criação do concelho da Trofa, foi lançada na noite de sábado, 12 de novembro, no salão nobre da Junta de Freguesia do Muro, local que foi a sede da Comissão Promotora do Concelho.
O cronista reuniu as 30 crónicas que está a publicar no blogue “…E a Trofa é Minha” e editou o livro, que pretende que seja “um documento histórico para daqui a 50 ou cem anos, quando um historiador quiser fazer a história do concelho da Trofa, ter um instrumento que pode ajudar”. “São os meus contributos, porque História deve ser feita com algum distanciamento no tempo e nos factos e eu fui um dos autores, estando envolvido no processo de criação do concelho até ao tutano”, argumentou.
No livro pode atestar-se “a visão dos acontecimentos” de Moreira da Silva, que sentiu “obrigação e dever cívico de deixar para a História”. “Sei coisas que muita gente não sabe, como é óbvio, e que estão no livro. Algumas até vão ser altamente polémicas, principalmente os últimos episódios, porque falo de factos que os trofenses desconhecem, mas que se passaram, concretamente a escolha dos candidatos às primeiras eleições autárquicas, que criou cisões fortíssimas dentro de dois partidos, concretamente do PSD e do CDS-PP”, contou.
Moreira da Silva descreve ainda, na obra, a novela que levou ao arrendamento da atual sede da Câmara Municipal: “Foi lá que esteve a Comissão Instaladora e foi lá que ficou decidido arrendar o edifício, com o próprio senhorio a votar a favor, pois era membro da Comissão Instaladora. Quando repararam, tiveram que refazer todas as atas para ele dar tempo de vender o edifício ao irmão, para depois poder arrendar o edifício à Comissão Instaladora”.
Para a edição do livro, Moreira da Silva preferiu não recolher apoio da Câmara Municipal em nome da “liberdade”. “Não quis estar dependente fosse de quem fosse e, se à partida tivesse um subsídio de uma entidade dessas, poderia estar amarrado a essa entidade. Assim, escrevi o livro livremente, e sem qualquer tipo de pressão, o que me apeteceu e achei que devia dizer”, argumentou.
O prefácio do livro é escrito por João Mendes, um dos fundadores do blogue “…E a Trofa é minha”, que explicou que a plataforma online existe com o intuito de “trazer os assuntos para o espaço público e abrir espaço a que temas que, antigamente eram património da classe política, estejam abertos a todo o público e que possam ser discutidos e comentados por qualquer pessoa”.

Publicidade

Fundos da venda do livro revertem a favor da Muro de Abrigo

O livro tem o custo de dez euros e as verbas vão reverter na totalidade para a Associação Muro de Abrigo.
João Mendes explicou que, “quando o professor Moreira da Silva decidiu dar o livro ao blogue”, ficou decidido que as verbas angariadas seriam canalizadas para uma instituição. O nome da Muro de Abrigo “surgiu com alguma naturalidade”, explicou, uma vez que esta “está situada no Muro” e “Moreira da Silva tem ligações à instituição”.
Já o autor considera que foi “um ato solidário extremamente inteligente” por parte dos administradores do blogue, porque a Muro de Abrigo “está a construir a sede social” e “tem feito um trabalho exemplar”.
O próximo objetivo do autor e responsáveis do blogue é levar o livro às escolas e instituições do concelho para dar a conhecer a história da criação do concelho.

 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...