Durante a quadra natalícia, a Câmara Municipal e a AEBA vão promover diversas actividades para dinamizar as zonas de comércio do centro da Trofa. As actividades pazem parte do Programa MODCOM, que a presidente da Câmara considera “crucial para o tecido comercial”.

Para que o Natal dos comerciantes da Trofa seja sinónimo de muitos clientes e muitos euros na caixa registadora, Câmara Municipal e AEBA (Associação Empresarial do Baixo Ave) uniram esforços numa parceria “activa e abrangente” para dar seguimento ao projecto de dinamização e modernização do comércio da Trofa, no âmbito do Programa MODCOM (Sistemas de Incentivos a Projectos de Modernização do Comércio).

A presidente da autarquia, Joana Lima, considera este programa “crucial para o comércio local, ainda mais numa altura em que as dificuldades financeiras atingem todas as áreas de negócio”. “É essencial que todos os comerciantes aproveitem esta oportunidade e possam vir a beneficiar destes investimentos, uma vez que, só assim, a economia local poderá manter-se competitiva e criar uma dinâmica de sucesso”, referiu ainda a autarca.

Numa altura em que se fala do agravamento da crise económica, Joana Lima assume uma postura activa: “É altura de responder com ambição e empreendedorismo aos desafios que se colocam ao desenvolvimento económico da Trofa e o MODCOM vem permitir uma nova visão estratégica de revitalização, de modernização e de fortalecimento do tecido comercial”.

Esta candidatura ao MODCOM vai permitir a realização de diversas iniciativas no centro urbano da Trofa, como o já tradicional concurso de rabanadas. E como o Natal é sinónimo de solidariedade, a Câmara Municipal e a AEBA vão promover uma Caminhada Solidária, em que cada participante deve contribuir com algum bem para esta campanha de ajuda para os que mais precisam, seja género alimentar, vestuário ou brinquedos.

“Esta ambição e esta perspectiva estratégica de actuação podem conferir aos nossos comerciantes, um apoio relevante para a superação dos novos desafios que a Trofa enfrenta, numa conjuntura em que o quadro competitivo global, em que se inscreve a nossa economia é cada vez mais exigente”, defende a edil trofense.

Joana Lima enaltece, também, o papel da associação empresarial, cujo “contributo e a iniciativa aglutinadora e empreendedora pode e deve ser muito importante, através de iniciativas geradoras de ganhos de dimensão, do estímulo ao estabelecimento de parcerias e à cooperação competitiva, bem como através da promoção e consolidação de melhores práticas empresariais”.

E porque os comerciantes não precisam de apoio apenas no Natal, a candidatura trofense ao MODCOM inclui actividades no Dia dos Namorados, na Páscoa, no Dia da Criança e na abertura do novo ano lectivo, entre muitas outras datas.

Ainda assim, Joana Lima deixa o alerta: “É preciso instituir entre nós uma cultura comercial e empresarial dotada de agilidade e flexibilidade”. Para isso, a autarca garante que a Câmara Municipal está “disponível para apoiar a AEBA e os comerciantes do concelho”, através do programa MODCOM, que considera “elementar, pelo seu carácter reformativo, reestruturante e revitalizador”. “Estes incentivos poderão proporcionar uma maior dinamização do município, aumentando o seu desenvolvimento e a sua competitividade”, acrescentou.