quant
Fique ligado

Ano 2012

Mais de mil seniores (re)visitaram Guimarães

Avatar

Publicado

em

A Câmara Municipal da Trofa organizou mais uma edição do Passeio Anual Sénior, que teve como destino a Capital Europeia da Cultura 2012, Guimarães. Mais de mil idosos trofenses estiveram em festa.

Mais de mil idosos trofenses (re)visitaram na quarta-feira, dia 19, a Capital Europeia da Cultura 2012, Guimarães, numa iniciativa da Câmara Municipal da Trofa, com o intuito de “promover mais um dia de convívio, de festa e de usufruto cultural e patrimonial”. O passeio teve início pelas 8 horas, quando 20 autocarros partiram das oito freguesias do concelho em direção à cidade berço. Já na Penha, os seniores chegaram ao local e aproveitaram para dar um passeio matinal, conhecendo a Basílica, os parques de merendas e o teleférico. Pelas 11.30 horas, a Câmara Municipal de Guimarães tinha preparada uma cerimónia de receção, que contou com a presença de António Magalhães, presidente da autarquia vimaranense, Joana Lima e José Magalhães Moreira, presidente e vicepresidente da autarquia trofense.

Publicidade

Durante a cerimónia, o autarca vimaranense aproveitou para dar as boas vindas aos mais de mil trofenses, reconhecendo “a importância de iniciativas como o Passeio Anual da Trofa, que proporcionam um dia diferente a todos os seniores”.

Já Joana Lima salientou que foi com “um enorme esforço financeiro”, que a autarquia conseguiu concretizar o passeio, mas essa foi a escolha da Câmara que continua “a apostar na qualidade de vida e no bem-estar dos seniores”. A autarca trofense recordou ainda as “outras iniciativas” desenvolvidas no concelho, como é o caso do Centro Comunitário, onde todos os seniores trofenses têm à disposição ateliers, informática, canto ou cerâmica. Em paralelo, os seniores têm à disposição aulas de hidroginástica, ginástica, colónias balneares, acompanhamento permanente da teleassistência domiciliária, o Cartão Sénior +, que proporciona descontos nos estabelecimentos aderentes e acesso às valências municipais, e a Oficina do Idoso, que presta apoio em pequenas reparações aos idosos que necessitem.

No final seguiu-se uma eucaristia celebrada por Luciano Lagoa, vigário da Vigararia Trofa/Vila do Conde, que também acompanhou o passeio. A manhã terminou com um almoço piquenique sob as sombras da Penha. Já durante a tarde, a partir das 14.30 horas, os seniores, sempre acompanhados pelo executivo municipal trofense e pelos representantes das juntas de freguesia de S. Martinho de Bougado, Muro, Covelas e Guidões, tiveram a oportunidade de usufruir de um espetáculo musical organizado pela Câmara Municipal de Guimarães, com a Tuna da UNAGUI da Universidade Sénior de Guimarães. 

Em simultâneo e durante a tarde, partiram cinco autocarros rumo ao centro histórico da cidade, transportando centenas de trofenses, que aproveitaram a tarde para conhecer ou revisitar Guimarães. De regresso à Trofa, os mais de mil seniores deixaram Guimarães com alegria e prontos para mais uma iniciativa do género já em 2013.

 {fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...