quant
Fique ligado

Ano 2010

Livros que fazem sonhar

Avatar

Publicado

em

inaugurao-bibliotecas

inaugurao-bibliotecas 

A comemorar a Semana da Leitura, a autarquia trofense inaugurou as bibliotecas das Escolas Básicas e Jardins-de-Infância de Bairros e Cedões e garantiu mais livros nas bibliotecas para os alunos do concelho.

Os livros são saber, aventura, histórias, sonhos e viagens. São palavras que fazem sonhar, contam histórias e fazem qualquer um viajar. Na Escola Básica e Jardim-de-Infância de Bairros, freguesia de Santiago de Bougado, os alunos sabem isto e muito mais, uma vez que só durante este ano lectivo, já requisitaram 500 livros. A biblioteca da escola foi inaugurada esta segunda-feira, na presença de toda a comunidade escolar e da presidente da autarquia, Joana Lima.

Pedro Salgueirinho e Clara Ribeiro, ambos com 9 anos e a frequentar o quarto ano na Escola de Bairros, lêem todo o tipo de livros e já perderam a conta àqueles que requisitaram desde que a biblioteca abriu portas, no entanto sabem bem os benefícios de ter a leitura sempre em dia. “Porque conheço palavras novas e melhoro a leitura”, afirmou Clara Ribeiro. “Um dia até podemos fazer uma fala de uma personagem”, acrescentou Pedro Salgueirinho, que gosta mais de ler livros de aventuras.

Foi a pensar neste e noutros alunos que a autarquia inaugurou esta biblioteca escolar. “Hoje é a Escola de Bairros juntamente com a de Cedões, mas há um plano para as bibliotecas ficarem a funcionar em todas as escolas do concelho”, adiantou Assis Serra Neves, vereador da Cultura da Câmara Municipal da Trofa. Mas para que todas as bibliotecas possam funcionar são essenciais os livros: “Está para ser assinado o protocolo para dotar as bibliotecas de alguns livros. A Casa da Cultura, nomeadamente os colaboradores ligados à biblioteca, vão dar apoio a estas bibliotecas e penso que brevemente a cobertura será total em termos concelhios”.

“Criar hábitos de leitura nos jovens” é o objectivo da autarquia, mas também dos professores. “Estamos empenhados para fazer com que todos os alunos leiam o máximo e todas as actividades que são desenvolvidas nesta e noutras bibliotecas vão neste sentido, ou seja, tentar que os alunos através da leitura consigam obter o máximo de aproveitamento e com isso melhorar também os seus resultados escolares”, frisou António Rocha, coordenador das bibliotecas do Agrupamento de Escolas da Trofa. No Agrupamento existem cinco bibliotecas escolares, agora todas inauguradas e a funcionar a todo o vapor. Nas escolas de Bairros, Cedões, Paranho, Finzes e na EB 2,3 Professor Napoleão Sousa Marques as bibliotecas estão abertas aos alunos que queiram ampliar o seu conhecimento, ler histórias e sonhar.

Escolas trofenses assinalam Semana da Leitura

Até 5 de Março, decorre, na Trofa, a Semana da Leitura 2010 com inúmeras iniciativas alusivas ao tema da leitura. O objectivo é fazer com que os trofenses leiam mais.

Depois das inaugurações das bibliotecas escolares de Bairros e Cedões, foram apresentados os Planos Concelhios de Animação da Leitura, que liga a leitura a diferentes artes como o teatro, a música e as artes plásticas, do Agrupamento de Escolas de Coronado e Covelas, do Agrupamento de Escolas da Trofa e das Escolas do Castro.

Na terça-feira na Escola Secundária da Trofa, decorreu o espectáculo “Momentos melopoéticos: música e poesia em língua portuguesa”, apresentado por Ivo Machado e António Sousa.

Publicidade

O espectáculo “Miragem de Saudades: a poesia de Agostinho da Silva”, um projecto musical em torno da obra desse autor, as iniciativas “Leituras em videoconferência” e “Poemas com ritmo” animaram a semana. As autoras Inês Pupo e Maria do Céu Nogueira participaram também nesta semana dedicada à leitura na iniciativa “Encontro com escritoras”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...