Foi na sala Gold do Portugal Fashion que Júlio Torcato apresentou uma linha de sapatos, no dia 26 de outubro.

Júlio Torcato (shoes) Spring Summer 2014 é o resultado do desafio lançado pela empresa portuguesa De Gier, no sentido de “associar o saber único, o conhecimento e a qualidade (adquiridos ao longo de muitos anos) fundada por antigos mestres sapateiros (1935), à irreverência e ao desenho de um criador de moda”.

O desafio era desenhar “sapatos únicos e capazes de traduzir um estilo e um conceito”, sendo a “atividade, mobilidade e identidade” os conceitos da marca.

A primeira coleção, “totalmente concebida e desenhada em Portugal”, foi apresentada no Portugal Fashion em “três linhas”: Urban, Travel e Executive. A primeira linha traduz “a atitude e a paixão urbana da marca”, enquanto a Travel traduz a “mobilidade e lifestyle contemporâneo”. A Executive é “o topo de gama da marca Júlio Torcato e a sua identidade por excelência”. Trata-se de “uma linha de luxo e muito exclusiva, que inclui uma sublinha “Tailoring Shoes” em que os modelos são desenhados e construídos por medida (totalmente ‘handmade’) com a identidade e a personalização do cliente”.

Para a primeira apresentação da marca, Júlio Torcato convidou a artista plástica Juliana Barreto para “customizar e conceptualizar, totalmente segundo a visão da artistas, dois pares de sapatos que traduzissem de alguma forma o conceito da marca”.