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Edição 526

Inscrições abertas para expositores e empresas na ExpoTrofa

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Já deviam estar todos reservados, mas ainda muitos stands estão por preencher na ExpoTrofa. A Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora das Dores, a quem cabe a organização do certame, está com dificuldades em reservar os 50 stands para expositores e empresas, apesar de o preço “estar mais baixo” que em anos transatos. Para Luís Castela, elemento da comissão responsável por esta organização, “a recuperação económica ainda não é uma realidade” para as empresas da região que, poderão, também estar à espera dos últimos dias antes da inauguração do evento para reservar a um preço mais baixo, como aconteceu “em anos anteriores”. Mas isso “não vai acontecer”. “É ponto de honra desta Comissão de Festas. Não vamos mexer no preço, por respeito às empresas que já se inscreveram e às próximas comissões. Vamos manter a nossa palavra até ao fim. Penso que as empresas, quando se aperceberem disso, vão acabar por se inscrever”, assegurou.
Luís Castela considera que a ExpoTrofa ainda continua a ser uma “mais-valia” para as empresas. “Embora tenha custos, este evento tem muito potencial, não só a nível de trocas comerciais mas essencialmente a nível de divulgação. As pessoas podem não necessitar naquele dia, mas saberão onde ir quando precisarem. As nossas empresas têm de ter espírito de aventura participar e mostrar-se às pessoas”, sublinhou.Herman José no último
dia da ExpoTrofaO programa deste ano também pode contribuir para ajudar as empresas, uma vez que está mais apetrechado. O grupo Minhotos Marotos abre o programa de animação, na noite de 4 de julho, enquanto Herman José e sua Orquestra estão incumbidos de o fechar, a 12 de julho. Estes são os dias reservados ao município, enquanto Bougado terá o segundo e penúltimo dias. A 5 de julho, o palco estará reservado para a Moda, num megadesfile dedicado à promoção do comércio local.
“O cartaz é melhor muito em relação aos outros anos e acho que vai chamar mais público, o que também ajuda na divulgação às empresas presentes no certame”, salientou Luís Castela.
Outra das novidades da ExpoTrofa deste ano é a colocação de uma tenda onde serão realizados workshops de culinária.
Segundo Luís Castela, o número de tasquinhas “mantém-se” das edições anteriores e há “32 stands” reservados para o movimento associativo.
As Marchas de Guidões prometem protagonizar um dos momentos altos da ExpoTrofa, num dos dias dedicados a Alvarelhos e Guidões (6 e 7 de julho). Esta União de Freguesias estará ainda representado pela Fanfarra de Alvarelhos, Academia de Dança Alva, Grupo de Teatro Amador de Guidões e Rancho Folclórico de Alvarelhos.
A União de Freguesias do Coronado optou por animar apenas uma noite do certame (8 de julho), que vai contar com a atuação do Grupo Danças e Cantares do Coronado e Pedro Carvalho e Bailarinas.
A Orquestra Del Mar foi o grupo escolhido pela Junta de Freguesia de Covelas para animar a noite de 9 de julho. No dia seguinte, são as “forças vivas” do Muro que vão “tomar conta” do palco da ExpoTrofa. Vão participar a Muro de Abrigo, a Associação Recreativa Juventude do Muro, a Juventude Sem Fronteiras, Rancho das Mulheres do Muro e Orquestra Ritmos Ligeiros com Deolinda Araújo.
No penúltimo dia, será a Banda Myllenium que vai animar o certame.

Programa de Animação da ExpoTrofa
Segunda – Dia 6 de julho
Freguesia de Alvarelhos e Guidões
21:30 – Fanfarra de Santa Maria de Alvarelhos
22:00 – Marchas de S. João de Guidões
22:30 – Alva Academia de DançaTerça – Dia 7 de julho
Freguesia de Alvarelhos e Guidões
21:30 – Grupo de Teatro Amador de Guidões
23:00 – Rancho Folclórico de AlvarelhosQuarta – Dia 8 de julho
Freguesia do Coronado
21:30 – Grupo Danças e Cantares do Coronado
22:00 – Pedro Carvalho e suas BailarinasQuinta – Dia 9 de julho
Freguesia de Covelas
21h30 – Orquestra Del MarSexta – Dia 10 de julho
Freguesia do Muro
19h30m – Muro de Abrigo
20h00m – Associação Recreativa Juventude do Muro – Karaté
20h30m – Associação Recreativa Juventude do Muro – Aeróbica
21h00m – Grupo de Jovens “Juventude Sem Fronteiras”
21h30m – Rancho das Mulheres do Muro
22h30m – Orquestra Ritmos Ligeiros com Deolinda AraújoSábado – Dia 11 de julho
Freguesia de Bougado
21h30 Banda MylleniumDomingo – Dia 12 de julho
Município da Trofa
21h30 Herman José com a Orquestra

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Nadadora salvadora trofense campeã nacional em Montegordo

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Com apenas 18 anos, Susana Cruz, é já nadadora salvadora com prémios que a destacam entre tantos outros jovens que vigiam as praias portuguesas. A jovem participou de forma individual e coletiva na competição realizada na Praia de Vila Real de Santo António, por “diversão” e incitada pelo seu formador.
Susana Cruz não abandonou o pódio nas diferentes provas da competição alcançando o terceiro lugar na prova de bandeiras na praia, que consistia num sprint de 20 metros na areia na categoria individual feminino, o terceiro lugar alcançado pela nadadora na categoria de equipas foi a de salvamento com cinto, onde uma pessoa se afogava para depois ser salvo pelos futuros nadadores.
O primeiro lugar conquistado por Susana e pelas suas colegas de equipa, que a sagrou campeã nacional foi na prova de estafeta com prancha, que envolvia entrar com a prancha dentro de água fazer um circuito voltar e entregar a prancha à colega.

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Oito anos de resposta social em S. Martinho de Bougado

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“Os resultados têm sido francamente positivos”. Foi desta forma que Luciano Lagoa, fez o balanço dos oitos anos do Centro Social e Paroquial de S. Martinho de Bougado.
Na terça-feira, a festa fez-se de forma singela, mas com grande simbolismo, através de uma missa de Ação de Graças, seguida de um porto de honra, onde marcaram presença entidades oficiais, benfeitores, parceiros, representantes das outras instituições, amigos, colaboradores e voluntários.
O pároco de S. Martinho, presidente da direção do Centro Social e Paroquial, comprovou a opinião com o facto de “as valências de Lar de Idosos, Centro de Dia e Creche estarem a funcionar na capacidade máxima”. Só o jardim de infância não atingiu a lotação, cenário que pode explicar-se por ainda não haver acordo de cooperação com Estado, mas “a excelência do espaço mantém-se no níveis mais elevados”, explicou ao NT.
Um dos objetivos que a direção desta instituição decidiu abraçar até ao final deste ano foi “a certificação de qualidade, nível A, cujo processo está já na sua fase final”. “Em 2012 e recorrendo aos serviços de uma empresa de consultoria, esta instituição deu início a uma caminhada de certa forma complexa, conhecendo no seu percurso várias oscilações, mas a opção pelo nível mais elevado de exigência dos Modelos de Avaliação das respostas Sociais do ISS, já faziam prever tais dificuldades. O nascimento deste processo da Qualidade foi encarado pela direção como algo novo, apelativo e sobretudo único, uma vez que dotaria a instituição de uma dinâmica organizacional ao mais alto nível, benéfico para um público-alvo interno e com repercussões ao nível externo”, destacou.
Tendo como rumo “uma política de otimização da aplicação dos recursos disponíveis, sejam eles humanos ou materiais, a par de uma permanente observação das práticas desenvolvidas com o intuito de identificar oportunidades de contenção e/ou redução de custos impostos ditada pelas necessidades de contenção orçamental”.Um projeto com “espírito
de solidariedade humana,
cristã e social”Os primeiros passos para a construção do Centro Social e Paroquial de S. Martinho de Bougado foram dados em 1989, quando um grupo de paroquianos que, liderados pelo padre Joaquim Ribeiro, alicerçou um projeto que visava “contribuir para a promoção integral de todos os habitantes da paróquia, coadjuvando os serviços públicos competentes ou instituições particulares, num espírito de solidariedade humana, cristã e social”.
As obras arrancaram dois anos depois e só terminaram em 2007, já com Luciano Lagoa a dirigir a paróquia. Junho foi o mês de abertura das valências de Lar e Centro de Dia, com capacidade para 35 e 20 utentes, respetivamente.
A creche foi o projeto que se seguiu, com o recurso ao Programa Pares, que financiou 60 por cento, enquanto a Câmara Municipal da Trofa financiou 30 por cento, e o restante foi conseguido através de donativos.
Esta nova valência iniciou a atividade em novembro de 2009, com capacidade para 50 crianças e rapidamente preenchida, beneficiando também do Acordo de Cooperação para todos os utentes.
Mediante a necessidade demonstrada pelos pais das crianças da creche de prolongar o acompanhamento das crianças para além dos três anos até ao ensino básico, entendeu a direção avançar com o jardim de infância, mesmo em tempos que já se previam difíceis, tendo em setembro de 2011 iniciado atividade, com capacidade para 42 crianças.
Segundo Luciano Lagoa, o Centro Social e Paroquial “envolve muitos recursos humanos, 45 colaboradores efetivos com técnicos qualificados e auxiliares, tendo também em regime de part-time um médico, uma psicóloga, uma fisioterapeuta, uma podologista e uma cabeleireira”. O pároco assinalou ainda o apoio diária de 12 voluntários. “Não é de esquecer a Liga dos Amigos da Instituição, que conta com 158 sócios e que ajuda a minorar um pouco as suas necessidades, tendo este ano o desafio de aumentar o número de sócios”, acrescentou.
Quanto a dificuldades, Luciano Lagoa enumerou “a não contemplação da totalidade dos utentes de Centro de Dia no Acordo de Cooperação, o custo do utente superior ao fixado pela entidade tutelar e os atrasos no cumprimento do Protocolo de Cooperação do município”.
Além do presidente, padre Luciano Lagoa, integram a direção António Pinheiro (vice-presidente), Magalhães Moreira (tesoureiro), Margarida Calado (secretária) e Júlio Maia (vogal).

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