quant
Fique ligado

Edição 686

Imagem Peregrina da Virgem feita em S. Mamede esteve no Panamá

Publicado

em

A escultura n.º 1 da Virgem Peregrina de Fátima, que está na Capelinha das Aparições, viajou para o Panamá, para estar presente nas Jornadas Mundiais da Juventude. Para isso, a imagem, datada de 1947, e esculpida por José Ferreira Thedim, santeiro natural de S.Mamede do Coronado, da Trofa, foi alvo de um processo de estudo técnico e material, para garantir que podia viajar 8 mil quilómetros de avião.

A escultura da Virgem Peregrina de Fátima viajou até ao Panamá para estar presente nas Jornadas Mundiais da Juventude, evento que decorreu de 22 a 27 de janeiro e que contou com a presença do Papa Francisco.

O reitor do Santuário de Fátima, o Padre Carlos Cabecinhas, numa mensagem enviada aos cristãos do Panamá, destacou a “enorme alegria” que foi enviar aquela que é a “imagem peregrina mais importante” para este evento que reúne jovens cristãos de todo o mundo.

“Esta Imagem Peregrina é única, é a primeira e a original, aquela que percorreu os vários continentes, aquela que deu várias vezes a volta ao mundo” refere o Reitor do Santuário, sublinhando o caráter “absolutamente excecional” desta saída. “Entendemos que este é um momento muito importante e que por isso justificou a saída desta Imagem Peregrina nº1, aquela que como é, para nós, a mais importante das Imagens Peregrinas de Nossa Senhora de Fátima”, explicou o reitor do Santuário, justificando ainda as JMJ 2019 como um “acontecimento eclesial de primeira importância”.

Entre 1947 e 2003, ano em que a Imagem Peregrina nº1 foi entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, saiu apenas em situações excecionais.

A imagem terá já percorrido cerca de 630 mil quilómetros pelos cinco continentes, o equivalente a aproximadamente 15 voltas ao mundo.

Publicidade
Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Edição 686

O mundo dos brinquedos no Carnaval da Trofa

Publicado

em

Por

“Brinquedos” é o tema deste ano do corso carnavalesco da Trofa. Ao contrário do que tem sido habitual, o desfile não se realizará no domingo, mas sim no próprio dia de Carnaval, a 5 de março, evitando assim que a iniciativa coincida com a Feira Anual da Trofa.

Este corso, caracterizado pela participação das escolas de todo o concelho, promete animar a zona da estação de comboios, a partir das 14.30 horas. Por estes dias, já se preparam os disfarces, os carros alegóricos e os ensaios da coreografia que será apresentada ao júri.

A população em geral também é convidada a participar, vestindo-se a rigor para entrar na festa e na brincadeira e habilitando-se a receber prémios pelo melhor disfarce.

Uma das novidades deste ano é a participação da recente Escola de Samba da Trofa.

Reveja os momentos do desfile de 2018



Continuar a ler...

Edição 686

Grupo de Teatro de S. Mamede estreia nova peça

Publicado

em

Por

“Pérolas Ignoradas” é a tragicomédia que vai estar em cena a 23 de fevereiro, no salão paroquial de S. Mamede do Coronado. A peça de teatro, promovida pelo Grupo de Teatro Jovens Unidos e encenada por Fernando Duarte, segue-se a “Uma Série de Trapalhadas”, que lotou o renovado auditório, em fevereiro de 2018.


A encenação é, como a anterior, do universo da dramaturgia de Joaquim Sousa Ferreira e Silva, antigo pároco de S. Mamede do Coronado.

A entrada tem o custo de quatro euros e as cortinas abrem-se às 21.30 horas.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também