Select Page

Imagem Peregrina da Virgem feita em S. Mamede esteve no Panamá

Imagem Peregrina da Virgem feita em S. Mamede esteve no Panamá

A escultura n.º 1 da Virgem Peregrina de Fátima, que está na Capelinha das Aparições, viajou para o Panamá, para estar presente nas Jornadas Mundiais da Juventude. Para isso, a imagem, datada de 1947, e esculpida por José Ferreira Thedim, santeiro natural de S.Mamede do Coronado, da Trofa, foi alvo de um processo de estudo técnico e material, para garantir que podia viajar 8 mil quilómetros de avião.

A escultura da Virgem Peregrina de Fátima viajou até ao Panamá para estar presente nas Jornadas Mundiais da Juventude, evento que decorreu de 22 a 27 de janeiro e que contou com a presença do Papa Francisco.

O reitor do Santuário de Fátima, o Padre Carlos Cabecinhas, numa mensagem enviada aos cristãos do Panamá, destacou a “enorme alegria” que foi enviar aquela que é a “imagem peregrina mais importante” para este evento que reúne jovens cristãos de todo o mundo.

“Esta Imagem Peregrina é única, é a primeira e a original, aquela que percorreu os vários continentes, aquela que deu várias vezes a volta ao mundo” refere o Reitor do Santuário, sublinhando o caráter “absolutamente excecional” desta saída. “Entendemos que este é um momento muito importante e que por isso justificou a saída desta Imagem Peregrina nº1, aquela que como é, para nós, a mais importante das Imagens Peregrinas de Nossa Senhora de Fátima”, explicou o reitor do Santuário, justificando ainda as JMJ 2019 como um “acontecimento eclesial de primeira importância”.

Entre 1947 e 2003, ano em que a Imagem Peregrina nº1 foi entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, saiu apenas em situações excecionais.

A imagem terá já percorrido cerca de 630 mil quilómetros pelos cinco continentes, o equivalente a aproximadamente 15 voltas ao mundo.

Videos

Loading...

Siga-nos

1ª página da edição papel

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência mais personalizada. Ao navegar está a permitir a sua utilização