quant
Fique ligado

Ano 2010

Guidões sai à rua para festejar S. João

Avatar

Publicado

em

 

Guidões sai à rua todos os anos para festejar o S. João. Alhos porros, martelos coloridos e muita animação enchem o centro da freguesia, levados pela população que se junta para festejar o santo padroeiro.

Este ano não é excepção e a festa começa na noite de hoje, com dois espectáculos musicais. Fernando Correia Marques é o nome grande do cartaz e sobe ao palco cerca das 23 horas. Antes, o público pode assistir ao concerto do grupo Pé de Dança. A noite termina com a já tradicional sessão de fogo-de-artifício.

Publicidade

O dia 24 começa com a celebração da eucaristia às 8 horas. Cerca da 11 horas, tem lugar a Missa Solene de Acção de Graças a S. João Baptista.

À tarde, por volta das 17 horas, começa a procissão, que reúne os devotos de S. João num momento de oração, nas ruas entre a Igreja Paroquial e o Regato. Aliás, neste local é possível apreciar a típica cascata são-joanina, que retrata momentos da vida de S. João, passagens bíblicas e alguns costumes da região, como as lavadeiras e o moer dos cereais para fazer farinha. Junto à igreja estão, também, colocados quatro mastros, dois em cada portão, que completam a iluminação do local, juntamente com os arcos que adornam as ruas.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...