quant
Fique ligado

Ano 2011

Guidões FC luta para ser referência no concelho

Avatar

Publicado

em

Cerca de 80 atletas praticam desporto no Guidões FC. Para além do futsal, colectividade desenvolveu, recentemente, uma academia de karaté. Direcção luta ainda pela construção de uma sede.

Com 46 anos de existência, mas oficialmente associação desde 15 de Dezembro de 1988, o Guidões Futebol Clube luta, actualmente, pela construção de uma sede. Sempre muito acarinhada pela população, a colectividade vê nesta infra-estrutura um “apoio indispensável para o desenvolvimento de todas as actividades e prossecução dos seus objectivos”, referiu Rui Ferreira, elemento da direcção.

Mas para dar os primeiros passos rumo à construção da sede, a direcção do Guidões FC espera “que os técnicos da Câmara Municipal da Trofa façam a delimitação do terreno e elaborem o projecto final da sede, com base no anteprojecto entregue pelo Guidões Futebol Clube”. Isto, porque o campo de jogos da freguesia é propriedade da autarquia da Trofa, que tem a seu cargo a gestão do espaço.

Existe um protocolo celebrado com a Câmara Municipal para a colectividade utilizar o campo, no entanto, equipa de futebol de 11 foi extinta, por falta de inscrição de equipas na competição concelhia, e o espaço deixou de ser utilizado com regularidade.

A direcção da colectividade propôs “a construção de um ringue para a prática de futsal”, que foi “rejeitada pelos responsáveis da divisão do Desporto da autarquia com o argumento de que não se enquadrava no projecto idealizado pela Câmara para o espaço”. “No nosso entendimento, uma das formas de a Câmara poder rentabilizar o espaço passaria pela colocação de relva artificial, que iria certamente ajudar ao desenvolvimento desportivo da freguesia e do concelho”, adiantou Rui Ferreira.

Com cerca de 80 atletas a competir neste momento – “90 por cento são da freguesia” – o Guidões FC tem trabalhado para ser uma referência no concelho, nas modalidades de futsal “infantis, iniciados, juniores,seniores femininos e veteranos”.

Ao longo da sua história, a colectividade desenvolveu várias modalidades, como o futebol de 11 e de sete, futsal, atletismo, ciclismo, ténis de mesa, street basket e xadrez.

Durante o ano de 2010, a direcção do Guidões FC “desenvolveu uma campanha de angariação de novos sócios e actualização de quotas”, que fez com que aumentasse para 200 o número de associados.

 

Publicidade

Criar escola de formação é projecto “ambicioso”

Outro dos projectos “ambiciosos” que a colectividade gostaria de desenvolver era uma escola de formação de futebol. “Estamos conscientes da importância que uma associação representa no seio de uma comunidade e por isso não poupamos esforços na hora de conseguir apoios e suportes que nos ajudem a criar um caminho saudável para os nossos jovens. É com isso em mente que nos propomos realizar este projecto”, referiu.

O Guidões FC pretende ainda, a par da vertente desportiva, criar salas de apoio ao estudo para complementar a escola de formação e assim aliar o desporto ao sucesso escolar. No entanto, “torna-se evidente que para a concretização efectiva deste projecto é necessária a construção da sede social”, frisou.

A população da freguesia “tem estado receptiva às actividades” da colectividade, no entanto, os responsáveis notam “um certo desinteresse”, devido à extinção da equipa de futebol de 11.

Aliar o clube às novas tecnologias também foi um dos passos desta direcção e prova disso é a presença do Guidões FC nas redes sociais, Facebook e Hi5, e ainda no site www.guidoesfutebolclube.webnode.pt.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...