quant
Fique ligado

Ano 2009

Fotojornalismo em exposição no Fórum da Maia

Avatar

Publicado

em

world-press-photo

world-press-photo 

De 20 de Novembro a 13 de Dezembro próximo, a Maia irá receber, pelo oitavo ano consecutivo, a World Press Photo, a mais importante exposição de fotojornalismo do mundo, presente, anualmente, em 90 locais de 40 países de todo o mundo.

Esta edição da World Press Photo contou com a participação de 5.508 fotógrafos de 124 países, com mais de 96.000 imagens. A exposição itinerante, internacionalmente reconhecida, e única no seu género, é constituída por 185 imagens de fotógrafos profissionais de várias nacionalidades, divididas por dez categorias que ilustram acontecimentos marcantes de 2008, entre os quais conflitos mundiais e eventos desportivos.

Publicidade

O júri premiou 62 fotógrafos de 27 nacionalidades distintas. A foto vencedora desta edição é da autoria de um fotógrafo americano, Anthony Suau, e retrata um oficial do Departamento de Xerife de Cuyahoga entrando armado numa residência em Cleveland na sequência de uma ordem de despejo por execução de hipoteca. Os polícias devem assegurar que a casa está livre de armas e que os residentes já se mudaram. A fotografia vencedora integra parte de uma história que venceu o Segundo Prémio na categoria “Daily Life” do concurso.

A presidente do júri, MaryAnne Golon, comentou: “A força desta imagem está nos seus opostos. (…) Parece uma fotografia clássica de conflito, mas é apenas o despejo de pessoas de uma casa após uma execução de hipoteca. Actualmente a guerra no seu sentido clássico chega a casa das pessoas porque não podem pagar as suas hipotecas.”

A exposição, presente no Fórum da Maia, será oficialmente inaugurada no dia 19 de Novembro, quinta-feira, pelas 18h30m, pelos Presidente da Câmara Municipal da Maia, Eng. António Gonçalves Bragança Fernandes, e pelo Comissário da Fundação World Press Photo, Paul Ruseler. A abertura da exposição ao público acontecerá no dia 20 de Novembro, sexta-feira, pelas 15.00h.

A exposição estará aberta ao público de terça a domingo, entre as 15 e as 19 horas.

 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...