quant
Fique ligado

Trofa

FORAVE REALIZA O 4º ENCONTRO INTERNACIONAL WaTT in STEaM NO GRUPO VIGENT

Avatar

Publicado

em

Para debater o papel do staff feminino no Ensino Profissional, a FORAVE escolheu como palco principal as novas instalações do associado VIGENT, pela especificidade do tema e afinidade com as áreas setoriais das empresas do Grupo.

O encontro decorreu nos dias 23 e 24 de Setembro e contou com a presença de 21 representantes dos países europeus parceiros: Holanda, Bélgica, Finlândia, Itália, Islândia e Alemanha.

No primeiro dia, Sónia Alves, Diretora dos Recursos Humanos do Grupo Vigent, deu as boas vindas aos participantes e fez uma breve apresentação da empresa. Como oradores convidados, estiveram presentes no primeiro painel Francisca Simões, Diretora do Departamento de Qualificação de Jovens da ANQEP, I. P., Carina João Oliveira, CEO da  Insignare – Associação de Ensino e Formação e Secretária da Direção do EFVET- European Forum of Technical and Vocational Educationand Training e Rosa Vasconcelos, Vice-Presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho. Seguiram-se Raquel Reis, Diretora Executiva do CENERTEC – Centro de Energia e Tecnologia e Carla Barbosa, Professora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão – IPVC – Viana do Castelo e Diretora do Mestrado em Ciências da Engenharia e Tecnologia.

Um grupo de cinco ex-alunos da FORAVE deram testemunho relativamente ao seu percurso académico e profissional, realçando a influência e o impacto que algumas professoras tiveram nas suas carreiras. Estiveram presentes Pedro Guimarães e Tiago Costa de Automação Industrial, Patrícia Vieira e Célia Faria de Qualidade Alimentar e Diana Costa que frequentou o Curso de Gestão.

O segundo dia decorreu na FORAVE e foi dedicado à visão das mulheres no ensino das STEaM. Inês Silva, professora de Eletrónica, e Catarina Miranda, Professora de Processamento Alimentar, fazem parte do corpo docente da FORAVE e falaram sobre o seu percurso pessoal e profissional. Susana Fernandes, Coordenadora do CTESP de Design e Inovação Industrial no Instituto Politécnico da Maia e ex-aluna do Curso de Design Industrial da FORAVE, partilhou dados sobre a procura do género feminino pelas STEaM, no IPMAIA.

O encontro terminou com a visão das empresas, na voz de Cláudia Vieira, do Departamento de Direção da Engenharia da Continental Mabor, que veio falar das Mulheres nas Profissões Técnicas e com Carla Camilo, Diretora dos Recursos Humanos da TESCO.

Mais uma vez, a FORAVE e os seus parceiros estiveram à altura do tema, não só pelas áreas tecnológicas de formação das entidades de formação representadas e pelos setores de atividade das empresas envolvidas, como também pelo desenvolvimento de políticas e de ações que têm sido implementadas, no sentido de refletir sobre o tema e atrair mais mulheres para as STEaM.

Os trabalhos realizados para este projeto podem ser consultados na página do Facebook “Forave Projetos Europeus” e no website da FORAVE (http://www.forave.pt/).

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...