Superar expectativas e, eventualmente, elevar o número de visitantes ao recinto da feira e mercado da Trofa são os objectivos da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado que, em parceria com a Câmara Municipal da Trofa, vai promover mais uma edição da Feira Anual da Trofa, entre 5 e 8 de Março.

Este ano, com a novidade que a Trofa será visitada pelos vizinhos da Espanha, graças ao protocolo celebrado com Silleda, o evento que é cada vez mais uma referência agro-pecuária no Norte de Portugal contará com a visita do ministro da Agricultura, Jaime Silva, no dia da abertura.

Na edição do ano passado, este certame conseguiu atrair cerca de 100 mil pessoas ao recinto da feira e mercado, superando todas as expectativas.

À semelhança do que acontece ininterruptamente desde 1946, no primeiro fim-de-semana de Março, a Trofa torna-se na capital agro-pecuária da região do país. O primeiro dia, a 5 de Março, servirá para montar o evento, com a entrada dos animais e inspecção veterinária. À noite haverá os tradicionais jogos a cavalo.

A abertura oficial da Feira Grande está marcada para o dia seguinte, pelas 9.30 horas, com a presença de entidades oficiais e será também este o dia dedicado às escolas do concelho. Depois de alguns colóquios realizados durante a tarde, às 21 horas serão apresentadas todas as coudelarias presentes na feira, terminando com a Monumental Garraiada.

O certame conta ainda com os vários concursos pecuários dedicados às raças Minhota, Holstein Frísia, Arouquesa e com o campeonato nacional de horseball. Haverá ainda o concurso Nacional de Modelos e Andamentos. A música também marcará presença na Feira Anual, com o concerto da Banda de Música da Trofa.

O último dia da feira contará com o já tradicional horse-paper e com a entrega de prémios. As novidades residem nas chegas de touros da raça Arouquesa e Barrosã. O encerramento está previsto para as 20 horas.

{flvremote height=”300″}http://trofa.otos.tv/videos/Spot1_30s_1.flv{/flvremote}