quant
Fique ligado

Ano 2012

Feira Anual é “a melhor do país” (c/video)

Avatar

Publicado

em

Cooperativa dos Agricultores de Santo Tirso e Trofa é um dos parceiros mais importantes na organização da Feira Anual.

O setor primário continua a ter um papel muito importante na economia de Santo Tirso e Trofa. Prova disso são os 16 milhões de euros anuais faturados pela Cooperativa de Agricultores destes concelhos. Com 33 funcionários e mais de mil sócios, a Cooperativa é um parceiro importante na realização da Feira Anual da Trofa, principalmente na área do leite, que movimenta a parcela mais significativa no volume de negócios desta instituição.

Há mais de 13 anos a dirigir a Cooperativa, Vítor Maia considera este certame muito importante para os agricultores, pois, para além de ser “uma mostra daquilo que eles fazem”, é também uma forma “de convívio de todo o setor”, juntando produtores, fornecedores e outras organizações. A “Feira Grande” é “uma oportunidade para as pessoas da cidade verem o que se faz de bom no setor, saber como se tratam os animais e como se produz o leite, que é um produto de excelente qualidade”, considerando-o “um dos mais seguros que o consumidor pode ter e que está ao preço da água”.

O presidente da Cooperativa dos Agricultores salientou a evolução do certame ao longo da última década: “Hoje em dia, somos a melhor feira do País, em termos profissionais, com bovinos da raça leiteira, já para não falar das raças autóctones, exploração de máquinas agrícolas e outros produtos como herbicidas, sementes e, claro está, os cavalos que vêm contribuir para melhorar a festa”. 

Vítor Maia está convicto que o “segredo do sucesso” foi incluir instituições como a “AGROS, ABLN, Associação da Raça Frísia e UCANORTE”, que contam “com um know how” que melhora o certame. Nesta edição da Feira Anual, realizam-se alguns colóquios que mereceram o destaque do presidente da Cooperativa, como o que discutirá o tema “Política Agrícola Comum após 2013”, que marca a “primeira participação” da CONFAGRI (Confederação Nacional de Cooperativas dos Agricultores) e que terá como orador Adelino Cunha, ex-ministro da Agricultura. Vítor Maia enunciou ainda os colóquios que abordarão a plataforma Bovinfor e a Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Alimentar.

Cooperativa é a 34ª maior do País

A funcionar com três instalações, duas em Santo Tirso e outra na Trofa, a Cooperativa dos Agricultores é um parceiro importante dos produtores. No ranking de 2010, a instituição surge no 34º lugar das maiores cooperativas de Portugal, com 16 milhões de euros de volume de negócios, mas se forem apenas contabilizadas as do ramo da agricultura, surge no 18º posto. Deste valor, seis milhões de euros são conseguidos na venda de leite proveniente de explorações trofenses. 

Para além da venda de fatores de produção (onde também se inclui a exploração do gado de engorda, produtos hortícolas e vinha), a Cooperativa tem outros serviços como o apoio às explorações leiteiras (inseminação artificial e sanidade animal), a formação profissional e o serviço de contabilidade, com preços reduzidos para os associados. 

Publicidade

{fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...