quant
Fique ligado

Edição 460

Família escutista de Santiago reúne-se em festa

Avatar

Publicado

em

Escuteiros de Santiago de Bougado reuniram-se no domingo, 9 de fevereiro, para a festa da fraternidade. No final, decorreu a celebração das Promessas do Agrupamento 447, na Capela de S. Gens.

As adversas condições meteorológicas condicionaram os planos que o Agrupamento 447 do Corpo Nacional de Escutas (CNE) e a Fraternidade Nuno’Álvares (FNA) tinham para a Festa da Fraternidade, que organizaram durante o dia de domingo.

A Casa da Montanha, em S. Gens, foi o palco escolhido pelos escuteiros para esta iniciativa, que contou com algumas atividades e um churrasco de convívio. Anualmente, esta festa realiza-se em novembro, contudo, o ano passado a mesma foi adiada, por coincidir na data de falecimento do padre Armindo Gomes.

Segundo o líder da Fraternidade Nuno Álvares de Santiago de Bougado, Filipe Couto, esta iniciativa traduz-se numa “reunião de toda a família escutista”, de forma a “juntar os novos elementos do CNE com aqueles menos jovens que já passaram pelo escutismo ativo”. “O tempo não permitiu fazer o que se pretendia na totalidade, mas estamos reunidos na mesma, que é a principal finalidade”, acrescentou.

Filipe Couto explicou que a FNA é constituída pelos escutas que “já passaram pelo escutismo ativo no CNE e que agora têm uma forma diferente de praticar o escutismo na FNA”, sendo uma forma de “manter o espírito, embora a disponibilidade e as condições sejam outras”.

Já Luís Neves Dias, chefe do Agrupamento 447 do CNE de Santiago de Bougado, mencionou que fevereiro é o mês em que o Agrupamento faz “o cerimonial das promessas e das passagens de secção dos elementos”, que costuma decorrer na Igreja Matriz da freguesia. Mas como não houve a Festa da Fraternidade, decidiram “aproveitar e juntar as duas coisas”. “Viemos para S. Gens que é um local de eleição, embora o tempo não permitisse as atividades que tínhamos planeado para todo o dia”, declarou.

Ao convívio seguiu-se uma reunião com os pais, terminando com a celebração das Promessas na missa das 17.30 horas na Capela de S. Gens, onde, no total, “cerca de 16 elementos” fizeram a sua promessa ou a renovação. “Este ano, por causa das idades, são menos do que o usual”, referiu.

O Agrupamento 447 do CNE de Santiago de Bougado tem “108 elementos”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...