quant
Fique ligado

Ano 2009

Famalicão investe nas infra-estruturas ambientais de Fradelos

Publicado

em


 
Estão em fase de arranque as obras de ampliação das redes de abastecimento de água e de saneamento básico de Fradelos, a maior freguesia do concelho de Vila Nova de Famalicão, com uma área de 1.700 hectares, terreno maioritariamente agrícola. O presidente da Câmara de Famalicão, Armindo Costa, assinalou o lançamento das obras na semana finda, com a assinatura dos autos de consignação de duas empreitadas simultâneas, que implicam um investimento municipal total de 395 mil euros.


A empreitada relativa à segunda fase da rede de abastecimento de água, no montante de 295 mil euros, foi consignada à empresa Dacop, SA, que tem um prazo de 270 dias para executar 12,5 quilómetros de tubos da rede em baixa e 400 ramais domiciliários. Depois de concluída a empreitada, a água da rede pública irá também correr nas torneiras dos lugares de Sapugal, Povoação, Ferreiros e Cerejeira. “Com esta obra, a rede de água chegará a 95 por cento da freguesia de Fradelos, o que corresponderá a uma cobertura praticamente total”, sublinhou Armindo Costa, lembrando que hoje a rede de água abrange 80 por cento da população.
A empreitada de ampliação da rede de saneamento básico foi consignada à empresa Terramac, Lda., pelo montante de 100 mil euros e por um prazo de 160 dias, para a execução de 3,7 quilómetros de rede em baixa e de 25 ramais domiciliários.  Obras que irão decorrer nos lugares de Sapugal, Quinta e Aldeia Nova. “A taxa de cobertura da rede de saneamento passará de 65 por cento para 75 por cento da população de Fradelos”, informou o presidente da Câmara.
Lembrando a dificuldade de instalar infra-estruturas ambientais numa freguesia extensa e com um parque habitacional disperso, Armindo Costa salientou, porém, os resultados já alcançados pelos investimentos realizados até agora. “Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo em todas as freguesias, mas vamos fazendo as coisas consoante as necessidades mais prementes e as disponibilidades financeiras”, adiantou Armindo Costa, considerando as obras de requalificação ambiental como “decisivas para a melhoria da qualidade de vida das populações”.
O autarca falava numa cerimónia que decorreu na sede da Junta de Fradelos, onde o seu presidente, Avelino Reis, destacou este investimento realizado pela Câmara Municipal de Famalicão na requalificação ambiental da freguesia e um outro na ampliação do cemitério local, assim como outros projectos que estão quase a avançar no terreno, como será o caso do novo Jardim-de-Infância da rede pública, cujo concurso público será lançado em breve.

Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2009

“Crescer em Família” com a ASAS

Publicado

em

Por

“Crescer em Família” é o primeiro encontro da Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso – ASAS que decorre no dia 1 de Outubro, no Auditório da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado.

(mais…)

Continuar a ler...

Ano 2009

Santo Tirso debate reconversão urbana

Publicado

em

Por

Integrada na Parceria para a Regeneração Urbana para a revitalização e qualificação das margens do Ave na cidade de Santo Tirso (PRU-Margens do Ave), a Fábrica do Teles vai receber um debate sobre a reconversão da paisagem urbana.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);