quant
Fique ligado

Ano 2007

ExpoSaúde com rastreios e conferências para todas as idades

Avatar

Publicado

em

exposaude

De 21 a 24 de Junho decorre a Expo-Saúde Trofa 2007. Esta iniciativa da divisão de Acção Social e Saúde da Câmara Municipal da Trofa, conta com a organização da Associação Internacional de Temperança – AIT, entidade sem fins lucrativos que se dedica à educação para a saúde do público em geral. 

A Expo-Saúde visa a promoção da saúde, tendo como objectivo principal a prevenção primária dos factores de Exposaúderisco modificáveis das doenças de índole comportamental. Por outro lado, esta iniciativa procura avaliar os factores de risco modificáveis das doenças através de rastreios e de acções de esclarecimento, promovendo a reflexão e a consciencialização das pessoas. 

De 21 a 24 de Junho, o Parque Nossa Senhora das Dores transforma-se numa enorme feira da saúde. Esta iniciativa permite a todos os visitantes realizarem rastreios de saúde de forma a saberem como está o seu estado de saúde. Assim, todas as pessoas que visitarem a Expo-saúde darão os seus dados pessoais na entrada e, acompanhados por técnicos, percorrerão todos os stands existentes.  

Desta forma, ao longo de todo o percurso da feira da saúde, os visitantes terão a possibilidade de efectuar testes, obtendo-se os resultados que no final serão analisados individualmente por uma equipa de saúde, composta por médico e enfermeiros. 

Ao longo dos stands existentes os visitantes serão avaliados a nível de oito campos, sendo: a Temperança: altura, obesidade, efeitos do álcool e do tabaco; Alimentação Saudável: colesterol, glicemia e conselhos práticos sobre nutrição; Luz Solar: tensão arterial; Água: água que bebe/que devia beber e hidroterapia; Ar Puro: avaliar as vias respiratórias; Exercício físico: resistência geral de base; Descanso/Repouso: massagem anti-stress; Confiança: risco coronário, idade pela saúde; e no final haverá o aconselhamento sobre a Saúde, com a análise dos dados e o diagnóstico. 

Além de todos estes rastreios haverá simultaneamente rastreios suplementares a nível de Podologia, Visão e Dentição/Higiene Oral. 

A par dos rastreios haverá, ainda, no decorrer da Expo-Saúde  conferências sobre variados temas. Assim, no dia 21 de Junho em cima da mesa estará o tema "Diabetes Mellitus – as chaves do sucesso", pela Dra. Filipa Teixeira. A 22 de Junho o tema proposto é "Cancro – o que fazer para Prevenir", pelo Dr. António Marques. "Hipertensão Arterial – O assassino silencioso", pela Dra. Isabel Monteiro, a 23 de Junho. No último dia da Expo-Saúde o tema a abordar será "Dependências" pelo Dr. Joaquim Magalhães. Todas as conferências têm inicio às 21h30, no Parque Nossa Senhora das Dores. 

A Expo-Saúde funcionará das 19h00 às 22h30 nos 21 e 22 de Junho e das 16h00 às 22h30 nos dias 23 e 24 de Junho, no Parque Nossa Senhora das Dores.

Caminhadas de Divulgação a 10 e 17 de  Junho

A Câmara Municipal da Trofa, promove no próximo fim-de-semana, 10 de Junho, e no fim-de-semana seguinte, 17 de Junho, uma caminhada pela cidade, com o objectivo de divulgar, de forma saudável, a Expo-Saúde.  

Publicidade

Assim, no dia 10 de Junho, a autarquia trofense convida a população trofense a participar nesta caminhada, com início marcado para as 10h00 no Parque Nossa Senhora das Dores. Esta caminhada contará com a presença da atleta Aurora Cunha e de Baltazar, atleta maratonista. 

Para a manhã do dia 17 de Junho, os trofenses saem à rua para mais uma caminhada de divulgação da feira da saúde. Tal como na caminhada anterior, marcam presença atletas de renome nacional como Aurora Cunha e Baltazar. Esta caminhada tem início às 10h00, no Parque Nossa Senhora das Dores. 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...