quant
Fique ligado

Trofa

Escola Secundária da Trofa – Oferta Formativa para 2022/2023

Avatar

Publicado

em

Nesta altura do ano, os alunos que terminam o 3º ciclo (9º ano) vivem um pequeno drama: é preciso fazer a matrícula e escolher – e bem! – o curso a seguir.

A primeira decisão é escolher: ensino regular ou ensino profissional? Pois bem. A vida está facilitada com as ofertas que a Escola Secundária proporciona.

Assim, a Secundária tem, no ensino regular, 4 cursos: Curso de Ciências e Tecnologias, Curso de Ciências Socioeconómicas, Curso de Línguas e Humanidades e Curso de Artes Visuais.

No ensino profissional também 4 possibilidades: Técnico Auxiliar de Saúde, Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, Técnico do Comércio e Animador Sociocultural.

A Escola Secundária continua a afirmar-se com os bons resultados escolares que, ano após ano, os seus alunos apresentam, por exemplo, nos exames nacionais. Outros indicadores apontam no mesmo sentido. O mesmo se diga do ensino profissional responsável pela inserção – e com sucesso – de muitos dos seus alunos no mundo do trabalho, ao mesmo tempo que as portas do ensino superior se abrem para prosseguir estudos.

Mas nem sempre foi assim. Durante décadas, o ensino profissional foi associado ao estigma de ser a via para aqueles que tinham percursos escolares difíceis ou vinham de meios mais desfavorecidos.

Hoje é diferente. É o próprio CNE (Conselho Nacional de Educação) que considera o profissional um ensino “potenciador da realização pessoal e social (…) dos alunos que terminam o ensino básico” e “promotor da inclusão social (…) e inserção socioprofissional ou no prosseguimento de estudos”. Conforme alguém dizia, escolher o ensino profissional não é um fim, mas apenas “escolher um meio para atingir um Fim”.

Os alunos do Ensino profissional terminam o 12º ano com uma dupla certificação: o diploma do ensino secundário e uma certificação profissional, isto é, quando acabam os três anos, os alunos do profissional estão aptos para começar a trabalhar numa profissão ou, se preferirem, seguir os estudos para o ensino superior.

A escolha deve ser bem pensada: ensino regular – que curso? ou ensino profissional – que curso?… na Escola Secundária da Trofa!

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...