quant
Fique ligado

Trofa

Escola Secundária da Trofa – Oferta Formativa para 2022/2023

Publicado

em

Nesta altura do ano, os alunos que terminam o 3º ciclo (9º ano) vivem um pequeno drama: é preciso fazer a matrícula e escolher – e bem! – o curso a seguir.

A primeira decisão é escolher: ensino regular ou ensino profissional? Pois bem. A vida está facilitada com as ofertas que a Escola Secundária proporciona.

Assim, a Secundária tem, no ensino regular, 4 cursos: Curso de Ciências e Tecnologias, Curso de Ciências Socioeconómicas, Curso de Línguas e Humanidades e Curso de Artes Visuais.

No ensino profissional também 4 possibilidades: Técnico Auxiliar de Saúde, Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, Técnico do Comércio e Animador Sociocultural.

A Escola Secundária continua a afirmar-se com os bons resultados escolares que, ano após ano, os seus alunos apresentam, por exemplo, nos exames nacionais. Outros indicadores apontam no mesmo sentido. O mesmo se diga do ensino profissional responsável pela inserção – e com sucesso – de muitos dos seus alunos no mundo do trabalho, ao mesmo tempo que as portas do ensino superior se abrem para prosseguir estudos.

Mas nem sempre foi assim. Durante décadas, o ensino profissional foi associado ao estigma de ser a via para aqueles que tinham percursos escolares difíceis ou vinham de meios mais desfavorecidos.

Hoje é diferente. É o próprio CNE (Conselho Nacional de Educação) que considera o profissional um ensino “potenciador da realização pessoal e social (…) dos alunos que terminam o ensino básico” e “promotor da inclusão social (…) e inserção socioprofissional ou no prosseguimento de estudos”. Conforme alguém dizia, escolher o ensino profissional não é um fim, mas apenas “escolher um meio para atingir um Fim”.

Publicidade

Os alunos do Ensino profissional terminam o 12º ano com uma dupla certificação: o diploma do ensino secundário e uma certificação profissional, isto é, quando acabam os três anos, os alunos do profissional estão aptos para começar a trabalhar numa profissão ou, se preferirem, seguir os estudos para o ensino superior.

A escolha deve ser bem pensada: ensino regular – que curso? ou ensino profissional – que curso?… na Escola Secundária da Trofa!

Continuar a ler...
Publicidade

Trofa

Homem morre após queda de andaime de obras no Muro, Trofa

Um homem de 70 anos morreu hoje, na freguesia do Muro, após cair de um andaime de obras,

Publicado

em

Por

Um homem de 70 anos morreu hoje, na freguesia do Muro, após cair de um andaime de obras, com cerca de 5 metros de altura, onde estava a realizar pintura numa habitação, na Travessa de S.Cristovão.

O alerta foi recebido nos Bombeiros Voluntários da Trofa pelas 08:17 e o óbito foi declarado no local pelo médico da VMER do S.João.

No local estiveram meios da corporação de bombeiros local, bem como a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de São João, do Porto, a GNR da Trofa.
Foi também acionada a Autoridade para as condições de trabalho.

Continuar a ler...

Trofa

Fernando Duarte expõe “Efeitos Geométricos” em S. Mamede

É inaugurada amanhã, 2 de julho, às 15h00, a exposição do artista Fernando Duarte, “Efeitos Geométricos”. A mostra está patente até 31 de julho, no salão paroquial de S. Mamede do Coronado.

Publicado

em

Por

É inaugurada amanhã, 2 de julho, às 15h00, a exposição do artista Fernando Duarte, “Efeitos Geométricos”. A mostra está patente até 31 de julho, no salão paroquial de S. Mamede do Coronado.

Os trabalhos de pintura e desenho relevam o papel das formas geométricas na caracterização de espaços e seres.

Autodidata e com experiência na pintura de arte sacra, Fernando Duarte começou a trabalhar na oficina de Boaventura Matos, quando tinha 30 anos.

A exposição estará aberta ao público à sexta-feira, das 20h30 às 22h00 e ao sábado e domingo, das 09h30 às 13h00 e das 15h00 às 20h00.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também