quant
Fique ligado

jonati

Trofa

Escola Secundária da Trofa – Oferta Formativa para 2022/2023

Publicado

em

Nesta altura do ano, os alunos que terminam o 3º ciclo (9º ano) vivem um pequeno drama: é preciso fazer a matrícula e escolher – e bem! – o curso a seguir.

A primeira decisão é escolher: ensino regular ou ensino profissional? Pois bem. A vida está facilitada com as ofertas que a Escola Secundária proporciona.

Assim, a Secundária tem, no ensino regular, 4 cursos: Curso de Ciências e Tecnologias, Curso de Ciências Socioeconómicas, Curso de Línguas e Humanidades e Curso de Artes Visuais.

No ensino profissional também 4 possibilidades: Técnico Auxiliar de Saúde, Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, Técnico do Comércio e Animador Sociocultural.

A Escola Secundária continua a afirmar-se com os bons resultados escolares que, ano após ano, os seus alunos apresentam, por exemplo, nos exames nacionais. Outros indicadores apontam no mesmo sentido. O mesmo se diga do ensino profissional responsável pela inserção – e com sucesso – de muitos dos seus alunos no mundo do trabalho, ao mesmo tempo que as portas do ensino superior se abrem para prosseguir estudos.

Mas nem sempre foi assim. Durante décadas, o ensino profissional foi associado ao estigma de ser a via para aqueles que tinham percursos escolares difíceis ou vinham de meios mais desfavorecidos.

Hoje é diferente. É o próprio CNE (Conselho Nacional de Educação) que considera o profissional um ensino “potenciador da realização pessoal e social (…) dos alunos que terminam o ensino básico” e “promotor da inclusão social (…) e inserção socioprofissional ou no prosseguimento de estudos”. Conforme alguém dizia, escolher o ensino profissional não é um fim, mas apenas “escolher um meio para atingir um Fim”.

Publicidade

Os alunos do Ensino profissional terminam o 12º ano com uma dupla certificação: o diploma do ensino secundário e uma certificação profissional, isto é, quando acabam os três anos, os alunos do profissional estão aptos para começar a trabalhar numa profissão ou, se preferirem, seguir os estudos para o ensino superior.

A escolha deve ser bem pensada: ensino regular – que curso? ou ensino profissional – que curso?… na Escola Secundária da Trofa!

Continuar a ler...

Trofa

Bênção das Grávidas no dia 8

Publicado

em

Por

A 8 de dezembro, há bênção das grávidas nas paróquias de S. Martinho de Bougado e S. Romão do Coronado.

Segundo os boletins paroquiais, a primeira convida grávidas e seus companheiros a participar na celebração, que terá lugar às 11h00, na Igreja Nova, integrada na celebração da eucaristia dominical. Podem inscrever-se na secretaria paroquial ou então basta aparecerem no dia um pouco antes, pois haverá lugares reservados na Igreja.


Em S. Romão, a bênção acontece às 10h00, na eucaristia realizada na Igreja Paroquial. As grávidas interessadas devem inscrever-se junto do pároco, ou dos elementos da Pastoral Familiar ou do sacristão.
Antigamente, o Dia da Mãe era celebrado a 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição.

Continuar a ler...

Trofa

Câmara oferece sacos de Natal para promover comércio local

Publicado

em

Por

Este ano, a Câmara Municipal da Trofa promove as compras de Natal no comércio local com a oferta de sacos alusivos à época festiva aos estabelecimentos comerciais.
“Neste Natal, seja tradicional! Compre Local” é o epíteto da campanha lançada pela autarquia.
Os estabelecimentos e lojas interessados em fazer parte da campanha podem levantar os sacos, na Antiga Estação da Trofa, nos Paços do Concelho e no Polo do Coronado da Câmara Municipal da Trofa, de segunda a sexta-feira das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, e na Casa da Cultura da Trofa, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h00, e aos sábados, das 13h00 às 18h00.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);