quant
Fique ligado

Edição 421

Entram em vigor novas notas de cinco euros

Avatar

Publicado

em

A partir desta quinta-feira, 2 de maio, entra em circulação a nova nota de cinco euros. Polícia Municipal alerta que as antigas não serão substituídas. 

“Nunca, em momento algum, irá alguém a casa das pessoas ou lojas, para que efetuem troca das notas antigas pelas novas”. Este é o alerta que a Polícia Municipal da Trofa tem feito nas ações de sensibilização, que tem dinamizado pelas associações e instituições do concelho.

Publicidade

É que a partir do dia 2 de maio, quinta-feira, entra em circulação a nova nota de cinco euros, que tem “características de segurança mais avançadas”, que as tornam “mais seguras” e, “potencialmente, diminuem a possibilidade de falsificação”. A nota de cinco euros faz parte de “uma nova série da Europa” e é a primeira com estas características, estando já previstas que, “daqui a uns anos” todas as outras ganhem uma nova imagem.

Segundo Natália Pereira, agente da Polícia Municipal da Trofa, há “três características que devemos ter em atenção”, como a cor, o relevo e o número de esmeralda. A cor da nota é “muito importante”, enquanto a nova é “acastanhada”, a que se encontra em circulação é “acinzentada”. “Outro aspeto muito importante” é o relevo que a nota vai ter nas extremidades e que “facilmente” será percetível ao toque. “É ótimo para as pessoas que tem dificuldades visuais, porque vai ajudar à identificação da nova nota”, denotou.

A cor esmeralda no valor da nota (5) também será “facilmente identificado”. Para isso, basta “incliná-la” e verificar que a mesma “muda de cor, alterando entre um azul e um verde esmeralda”. “Basicamente se tiverem por atenção a estes três pormenores, não tem qualquer tipo de problema. Ao inicio vai ser um bocado difícil aperceberem-se dessas características, mas com a entrada em circulação as pessoas vão contactar mais com a nota e depois será normal a sua utilização”, mencionou.

De forma a evitar as “tentativas de burla” com a entrada em vigor das novas notas de cinco euros, a Polícia Municipal da Trofa reforça que as atuais não perdem validade, pelo que não vão precisar de ser trocadas. As duas versões das notas, que têm “o mesmo valor”, vão circular em “simultâneo”, por um período ilimitado de tempo.

Caso alguém se dirija a vossa casa ou estabelecimento com o intuito de trocar as notas, a Polícia Municipal da Trofa pede que as pessoas “alertem de imediato” a Guarda Nacional Republicana da Trofa, através do número 252 499 180, ou a Polícia Municipal, através do número 252 428 109, para que possam ser tomadas as “medidas tidas como necessárias”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...