quant
Fique ligado

Ano 2007

Derrame de nafta no Ribeiro de Lantemil

Avatar

Publicado

em

derrame-nafta-.gif

Desde terça-feira que a nafta voltou a correr no Ribeiro de Lantemil, na Trofa. A descarga, proveniente das instalações de uma fabrica desactivada foi detectada por alguns moradores. A Brigada de Ambiente da GNR esteve no local e uam empresa especialista na limpeza destes produtos está a fazer a recolha da nafta.

 

Nos Rios e Ribeiros do concelho da Trofa não corre só água doce… Diariamente aguas residuais provenientes de habitações, explorações agricolas e de  unidades industriais são lançadas impunemente nos cursos de água.

Publicidade

Este cenário já se repete há vários anos e nada parece incomodar os prevaricadores que, apesar de cometerem crimes contra a natureza à vista de todos, continuam impunes.

Esta terça-feira os moradores do lugar de Lantemil, na Freguesia de Santiago de Bougado deram o alerta…a águas do Ribeiro de Lantemil estava novamente manchada de negro e o chriro a combustivel era evidente.derrame-nafta-.gif

Segundo o NT conseguiu apurar junto de Antonio Pontes, vereador do Ambiente e Protecção Civil da Camara da Trofa esta nafta "está a escorrer das antigas instalações da tinturaria Corave, encerrada há cerca de um ano, e devem-se a uma fuga oriunda de um deposito que foi deixado pela empresa ainda com alguma nafta. A camara assim que foi alertada para o sucedido contratou a empresa Carmona Lobbe para proceder ao estancamento e remoção da nafta espalhada no curso de água", assegurou.

No entanto alguns moradores garantem que as instalações da unidade industrial têm sido vandalizadas por toxicodependente e pessoas de etnia cigana que se dedicam ao furto de materiais como cobre. Uma brigada da GNR esteve no local e constatou que os bidons que continham a nafta foram vandalizados e alegadamente alguem terá furtado as torneiras, originando assim afuga da nafta para o Ribeiro.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...