quant
Fique ligado

Ano 2012

Colégio da Trofa com as melhores notas do concelho

Publicado

em

O Colégio da Trofa é a escola do concelho da Trofa com as melhores médias no Ensino Básico e Secundário, de acordo com os rankings elaborados pelos jornais Público e Expresso. O Colégio da Trofa continua no topo dos estabelecimentos de ensino do concelho com os melhores resultados escolares.

O NT fez uma triagem das posições obtidas pelas escolas da Trofa nos rankings do jornal Público e semanário Expresso e concluiu que o Colégio arrecadou as melhores médias quer no ensino básico, 6º e 9º ano, quer no Ensino Secundário.

No 6º ano de escolaridade, este estabelecimento surge no 103º lugar em ambos os rankings nacionais, com média positiva: 3,60. Já no último ano do ensino básico (9º), o Colégio da Trofa surge no top 100 dos rankings, com uma centésima de diferença: no Público está no 74º lugar, com média de 3,54, e no Expresso aparece na 79ª posição, com média de 3,53. Neste ano de escolaridade, o Colégio da Trofa foi o 20º melhor estabelecimento de ensino do distrito do Porto, de acordo com o Expresso. 

Melhor posição no distrito conseguiu no Ensino Secundário. Segundo o mesmo ranking, o Colégio é a 18ª melhor escola do Porto e a 73ª no país, com média de exames de 11,23. Já no Público, surge no 60º lugar, com média de 11,32. O Expresso analisou ainda a média de exames por disciplina, na qual a melhor do Colégio é a de Biologia e Geologia: 43º lugar, com média de 11,92. Seguem-se a Matemática A (105º lugar, média de 11,67), Português (84º lugar, média de 11,61) e Física e Química (97º lugar, média de 9,45).

Manuel Pinheiro, diretor do Colégio da Trofa, encara estes resultados com “satisfação” e “sentido de responsabilidade”. “Trabalhamos com grande empenho para que os nossos alunos tenham os melhores resultados possíveis. Estes bons resultados implicam que nos próximos exames queiramos ter ainda melhores notas”, afirmou. O responsável pelo estabelecimento sublinhou o facto de este “ter sido a melhor escola do concelho” e de “estar muito bem posicionado relativamente às escolas dos concelhos limítrofes, como Póvoa de Varzim, Maia, Famalicão, Santo Tirso e Paços de Ferreira”. 

O mesmo acontece nas médias apresentadas no Ensino Básico: “Embora tenhamos menos alunos envolvidos nos exames, os resultados também são muito bons. O universo é de 1200 escolas e estamos em primeiro lugar destacadíssimos, relativamente ao concelho, e nos primeiros lugares relativamente aos concelhos limítrofes”.

A principal meta do Colégio da Trofa é conseguir o pleno nas colocações ao Ensino Superior, superando os resultados do ano letivo passado: “Noventa por cento dos nossos alunos foram colocados na primeira fase do concurso ao Ensino Superior. Queríamos chegar aos cem por cento de colocados na primeira fase e na primeira opção”.

Publicidade

Manuel Pinheiro quis “agradecer a confiança que os pais depositam no trabalho” desenvolvido no Colégio, que acolhe alunos “não só da comunidade da Trofa, mas dos concelhos vizinhos como Maia, Santo Tirso e Famalicão”.

Escola Secundária com média positiva

Ao nível do ensino público, a Escola Secundária surge na 171ª posição, com média de 10,44 no 12º ano, segundo o ranking do Expresso. Este resultado coloca o estabelecimento de ensino no 32º lugar ao nível do distrito.

No que toca aos exames no Ensino Secundário, a escola conseguiu uma média de 11,51 a Matemática, de 10,53 a Português, de 9,83 a Biologia e Geologia e de 7,36 a Física e Química. Para o 9º ano, a Escola Secundária apresentou uma nota média positiva, mas com diferença de quatro centésimas nos dois rankings (2,99 para o Público e 3,03 para o Expresso). Ao nível do distrito, foi a 67ª melhor escola. 

Paulino Macedo, presidente da Comissão Administrativa Provisória (CAP) do Agrupamento da Trofa, afirmou que “embora tenham significado”, estes rankings não permitem “medir a qualidade de uma escola”, pois só se baseiam num “instrumento quantitativo”, ou seja, as médias dos resultados dos exames para “de forma tão simplista, ordenar as escolas públicas e privadas”. 

Leia a reportagem completa na edição desta semana d’ O Notícias da Trofa, disponível num  quiosque perto de si ou por PDF.

Publicidade

{fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2012

Verbas da Câmara para as obras da Junta tema da Assembleia

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária de dezembro da Assembleia de Freguesia de S. Romão foram aprovados o Plano de Atividades e Orçamento para 2013.
Informação sobre a reunião do executivo e membros da Assembleia de Freguesia com Joana Lima sobre as “transferências deliberadas em maio de 2009 e destinadas à remodelação da Casa Quinta de S. Romão” provocou divergências.

(mais…)

Continuar a ler...

Ano 2012

Assembleia de S. Mamede – Documentos previsionais aprovados com abstenção do PSD

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado foram aprovadas, com a abstenção do PSD, as propostas para o Plano de Atividades, PPI, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013.

O Plano de Atividades, o Plano Plurianual de Investimentos (PPI), Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013 estiveram em discussão na última Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado, que decorreu na quinta-feira, dia 20 de dezembro.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);