10 presépios foram inaugurados nesta quarta-feira, 25 de dezembro, no Souto da Lagoa, junto à Igreja Matriz de Santiago de Bougado. O concurso, que conta com o apoio da Junta de Freguesia de Bougado, vai anunciar os três vencedores no dia 12 de janeiro de 2014.

Tecido, palha, madeira, bonecos e papel foram alguns dos materiais utilizados para criar presépios de Natal, que estão figurados ao longo do Souto da Lagoa, junto à Igreja Matriz de Santiago de Bougado. Neste Natal, a paróquia de Santiago de Bougado desafiou os grupos paroquiais para que fizessem presépios que fossem “criativos tanto nos materiais como na sua configuração”, ao qual responderam “cerca de 15 grupos.

A inauguração dos presépios foi durante a manhã de quarta-feira, 25 de dezembro. Segundo Bruno Ferreira, pároco de Santiago de Bougado, os presépios a concurso vão estar expostos ao longo do Souto da Lagoa “até à Festa do Batismo do Senhor”, no dia 12 de janeiro de 2014.

Agora os presépios vão ser “avaliados por um júri,” constituído por membros da paróquia e da Junta de Freguesia, e os “prémios monetários” vão ser entregues no último dia da exposição “aos três vencedores”, que terão que “ofertar ou entregar a causas sociais” ou a “alguma associação de carácter caritativo” que seja “aprovada” pela paróquia.

Esta foi a forma encontrada pelo pároco para “empenhar as pessoas neste Natal”, apelando “ao espírito de comunhão e de grupo”.

Inserido nas celebrações natalícias, a paróquia vai acolher, no dia 29 de dezembro, um concerto de Natal aberto a “todos os coros da vigararia que queiram participar”.