quant
Fique ligado

Ano 2010

Caminhar sob as estrelas

Avatar

Publicado

em

Várias dezenas de pessoas participaram na 2ª Rota das Estrelas, uma iniciativa promovida pelo Clube de Campismo da Trofa e pela Câmara Municipal.

“Utilizar vestuário de cores claras e uma lanterna” eram os requisitos necessários para participar na 2ª Rota das Estrelas, que levou muitas dezenas de pessoas a passearem pelo concelho da Trofa, no sábado à noite.

A iniciativa, promovida pelo Clube de Campismo da Trofa e pela Câmara Municipal, proporcionou uma noite diferente a todos aqueles que se aventuraram numa caminhada nocturna pela cidade, que começou junto à Capela de Nossa Senhora das Dores, já a lua enchia o céu.

Jorge Antunes, Chefe de Divisão do Desporto e Juventude da Câmara Municipal da Trofa, referiu que a 2ª Rota das Estrelas “é uma ideia diferente dentro da nova dinâmica que se está a criar ao nível dos percursos”. “As caminhadas nocturnas são muito interessantes, até porque o concelho da Trofa é atraente do ponto de vista da natureza e da riqueza cultural. Além disso, a noite ajuda a valorizar o património que existe”, garantiu

O representante da autarquia garantiu, ainda, que estas actividades são para manter no concelho: “Este executivo tem acarinhado muito esta questão das caminhadas e vai continuar a apostar nelas”. E para além de valorizar o património e as paisagens naturais, que ajudam no “enriquecimento cultural” e na “coesão social”, esta iniciativa é “amiga” da saúde, pois obriga “à prática desportiva”, destacou Jorge Antunes.

Responsável pela secção de pedestrianismo do Clube de Campismo da Trofa, António Sá explicou que o objectivo da iniciativa era “mostrar os locais de interesse e os monumentos, mas… à noite”. O percurso incluiu passagens por vários monumentos de S. Martinho e Santiago de Bougado. Partindo da Capela de Nossa Senhora das Dores, os participantes seguiram para a Igreja Matriz de S. Martinho, passaram junto a um cruzeiro de 1622, entrando, depois, no “antigo Caminho dos Mosteiros”, transpondo a Ponte da Corredoura, passando no Souto de Bairros e pela sede dos escuteiros (parceiros do clube de campismo na organização das caminhadas). A Igreja Matriz de Santiago de Bougado e a Casa da Cultura foram, igualmente, pontos de passagem para os caminheiros, que tiveram, ainda, a oportunidade para passar junto à antiga estalagem da Samogueira, regressando, depois, à Capela de Nossa Senhora das Dores. No total, os participantes percorreram cerca de 7,5 quilómetros.

António Sá sublinhou que, nestas actividades, também tentam “integrar os jovens, porque o pedestrianismo não é uma actividade só para os mais velhos”. “Temos pedestrianistas dos 4 aos 80 anos”, assegurou, enquanto recordava a participação, numa outra caminhada, de “uma senhora com 80 anos, que completou os 12 quilómetros do percurso”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...