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Atenção às janelas de login. GNR alerta para nova técnica de tentativa de “phishing”

A Guarda Nacional Republicana (GNR) informou que estão a ser verificadas situações de “phishing” — burlas cometidas por meio informático —, recorrendo a uma nova técnica.

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A Guarda Nacional Republicana (GNR) informou que estão a ser verificadas situações de “phishing” — burlas cometidas por meio informático —, recorrendo a uma nova técnica.

“Tem surgido uma nova técnica de phishing, denominada Browser-in-the-Browser (BitB), que simula uma janela de login, dentro de uma janela ativa no navegador, para se apropriar indevidamente das credenciais do utilizador”, informou a GNR numa publicação no Facebook.

Segundo a força policial, “esta técnica de phishing explora principalmente o modelo de autenticação Single Sign-On (esquema de autenticação que permite que um usuário efetue login com um único ID em qualquer um dos vários sistemas de software relacionados, mas independentes) para enganar/induzir o utilizador a disponibilizar informação sensível, nomeadamente as suas credenciais de início de sessão”.

Assim, a GNR deixa alguns conselhos para o utilizador “tentar identificar uma janela de login falsa”:

  • Ao redimensionar a janela de login, se a janela for falsa, o utilizador não será capaz de redimensioná-la. Também não vai ser possível maximizá-la usando o botão correspondente;
  • Estando em causa uma janela pop-up falsa, o utilizador não será capaz de movê-la para fora dos limites da janela do navegador;
  • Se a janela for falsa, o botão “minimizar” irá fechá-la;

As informações do website e o certificado de Secure Sockets Layer (SLL), identificado pelo cadeado, devem ser verificados. Se a janela de login for falsa, não vai acontecer nada quando se clicar no cadeado.

O que fazer no caso de ter sido apanhado pelo esquema de “phishing”?

Segundo a GNR, “caso tenha sido lesado na situação reportada e queira exercer o seu direito de queixa e procedimento criminal contra os autores, dirija-se a um posto policial na sua área de residência”.

“Para formalização do direito de queixa, dispõe do prazo de seis meses a contar da data da ocorrência e poderá exercê-lo em qualquer posto policial, fazendo-se acompanhar dos dados que possui”, é explicado.

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Além disso, é possível apresentar queixa por via eletrónica, utilizando a plataforma digital existente para esse fim.

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Lifestyle

3 Pontos a ter em atenção ao pedir crédito pessoal

Pedir um crédito pessoal é um processo simples e rápido, no entanto, deve ter em atenção diversos fatores antes de solicitar um.

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Pedir um crédito pessoal é um ato cada vez menos burocrático e rápido de ser formalizado. Algo essencial para quem procura obter financiamento de uma forma célere. Contudo, existem diversas instituições financeiras que disponibilizam este género de empréstimo, o que pode tornar o processo de escolha algo mais complexo.

Deste modo, neste artigo, vamos explicar-lhe 3 pontos essenciais para conseguir o melhor crédito pessoal.

  1. Finalidade do Crédito

Apesar de não existir obrigatoriedade de dizer à instituição qual o propósito do financiamento, ao solicitar um crédito terá sempre a possibilidade de selecionar uma finalidade. A diversidade é vasta, sendo os mais comuns o crédito pessoal para obras, educação, férias, automóvel e consolidado. Porém, existem entidades onde poderá também escolher um crédito pessoal para saúde, energias renováveis, eletrodomésticos, entre outros.

Assim, se o consumidor apresentar um propósito único para aplicar o financiamento, deve evitar solicitar um crédito pessoal sem finalidade. Isto porque, ao selecionar uma finalidade poderá encontrar taxas de juro mais baixas, seguros adaptados a essa mesma finalidade e melhores condições de acesso ao financiamento, como, por exemplo, um prazo de pagamento mais alargado.

  1. Comissões Bancárias

Quando solicita um crédito pessoal a uma dada instituição, terá de pagar o Imposto de Selo, mas também algumas comissões iniciais que poderão variar conforme o prazo e o montante de financiamento.

Outra comissão que deve ter em consideração é a amortização antecipada. Sempre que quiser antecipar/liquidar o seu empréstimo de forma parcial ou total, terá de pagar até 2% do valor que pretende abater.

Contudo, algumas instituições, por forma a atraírem novos clientes, acabam por não cobrar esta comissão inicial. Por isso, na análise ao melhor crédito pessoal para as suas necessidades, o consumidor deve estar atento a este fator e a possíveis campanhas em vigor por parte das entidades.

  1. Prazo de Pagamento

Nos últimos anos assistimos a um aumento do prazo médio por contrato, tanto em crédito habitacional como no crédito pessoal. Só de 2021 para 2022 a média dos contratos passou de 4,7 para 4,9 anos.

Quando o consumidor pretende adquirir um crédito, tende a contratualizar um prazo de pagamento alargado para ter uma prestação mensal mais baixa durante a vigência do contrato. É algo normal tendo em conta o aumento do custo de vida e da dificuldade das famílias conseguirem sustentar os seus encargos mensais.

Contudo, quanto maior for o prazo de pagamento, mais juros terá de pagar. Por isso, é aconselhável avaliar e encontrar o ponto de equilíbrio entre aquilo que pode pagar mensalmente e o custo total do empréstimo – pode encontrar este valor no MTIC (Montante Total Imputado ao Consumidor) disponibilizado pela instituição na Ficha de Informação Normalizada do crédito.

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Pedir um crédito com uma mensalidade muito elevada pode também não ser a solução – aumenta a probabilidade de face a algum imprevisto entrar em incumprimento com a instituição financeira. Estando nesta situação, além de entrar na lista negra do Banco de Portugal, para regularizar a sua situação, terá de pagar taxas de juro de mora pelo valor em atraso.

Fazer Contas Antes de Contratualizar Um Crédito

Embora seja tentador conseguir obter financiamento de uma forma célere, um contrato de crédito é uma responsabilidade financeira que não pode levar de ânimo leve. Por isso, o consumidor deve fazer diversas análises sobretudo à TAEG (Taxa Anual Efetiva Global) – este será o melhor indicador comparativo entre as diversas propostas.

Tenha em atenção que, algumas instituições financeiras podem-lhe propor a contratualização de outros produtos financeiros, como seguros, para baixar as taxas de juros. Se isso acontecer, analise a proposta com e sem estas variáveis para saber se compensa.

As instituições financeiras antes de fornecerem o crédito fazem também uma análise à solvabilidade dos seus clientes por forma a compreender se estes têm capacidade de pagar o financiamento de forma sustentável.

Todavia, o consumidor tem de ter essa mesma iniciativa e avaliar a sua própria taxa de esforço – relação entre os encargos financeiros e os rendimentos líquidos mensais de um dado agregado familiar.

Se fizer uma simulação da sua taxa de esforço e esta for superior a 40%, então saiba que, além de ser arriscado pedir um crédito, a maioria das entidades financeiras vão reprovar o pedido de crédito.

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Trofa

Aluno do CENFIM é vice-campeão mundial de Controlo Industrial

Edgar Monteiro, aluno do CENFIM da Trofa, sagrou-se, este fim de semana, vice-campeão mundial de Controlo Industrial na edição especial do World Skills Competição.

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Edgar Monteiro, aluno do CENFIM da Trofa, sagrou-se, este fim de semana, vice-campeão mundial de Controlo Industrial na edição especial do World Skills Competição.

O jovem de Rebordões, concelho de Santo Tirso, integrou a equipa de Eletromecânica Industrial e conquistou a medalha de prata, na prova realizada em Salzburgo.

O World Skills são competições dirigidas a jovens entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação, em modalidades de educação e formação profissional, e visam demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso, através da realização de provas práticas de desempenho avaliadas segundo critérios exigentes e de acordo com prescrições técnicas estabelecidas internacionalmente por júris compostos de peritos altamente qualificados (formadores, profissionais, empresários).

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