

Trofa
ASAE e polícias vão fiscalizar certificado ou teste nos restaurantes e hotéis
O certificado digital ou teste de diagnóstico negativo à covid-19 exigido nos restaurantes e hotéis vai ser fiscalizado pela ASAE, PSP e GNR, podendo as coimas chegar a 10.000 euros, anunciou hoje o Governo.
“O regime contraordenacional que está previsto é o mesmo que já há muito tempo existe para outras dimensões relacionadas com as regras de funcionamento. Vai de 100 a 500 euros para uma pessoa individual e de 1.000 a 10.000 para pessoas coletivas”, disse a ministra de Estado e da Presidência, no final da reunião semanal do Conselho de Ministros, em Lisboa.
Mariana Vieira da Silva explicou que este regime contraordenacional está em vigor para outras limitações que existem no âmbito das medidas de combate à pandemia, nomeadamente a lotação e horários nos estabelecimentos comerciais e restaurantes.
Também na conferência de imprensa, o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, precisou que “as fiscalizações das atividades económicas incumbem à ASAE e às forças de segurança”.
O comunicado do Conselho de Ministros refere que foi aprovado o decreto-lei que “altera o regime contraordenacional no que respeita aos deveres decorrentes da resolução que prorroga a situação de calamidade”.
A alteração ao regime contraordenacional clarifica que entre os deveres se incluem “a observância das limitações à circulação” e “a realização de testes de diagnóstico de SARS-CoV-2 no acesso a serviço de refeições no interior dos restaurantes e estabelecimentos turísticos ou de alojamento local, ou para quem pretenda assistir ou participar em eventos de natureza cultural, desportiva, corporativa ou familiar, designadamente casamentos e batizados”, refere o comunicado.
Nestes casos, acrescenta o Governo, “é dever dos participantes dos eventos ou dos interessados em aceder àqueles locais a responsabilidade pela realização do teste, bem como dos responsáveis pelos locais e estabelecimentos ou os organizadores dos eventos, consoante o que for aplicável, confirmar a observância da apresentação de teste”.
Os restaurantes em concelhos de risco elevado ou muito elevado vão passar a ter de exigir certificado digital ou teste negativo à covid-19 a partir das 19:00 de sexta-feira e aos fins de semana e feriados para refeições no interior.
Também o acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local em todo o território continental vai passar a estar sujeito à apresentação de certificado digital ou teste negativo por parte dos clientes.
A medida aplica-se independentemente da taxa de incidência existente no concelho onde o estabelecimento turístico e o alojamento local esteja localizado.
Trofa
Caminhada da Família de Bairros adiada

A Caminhada da Família, promovida pela Associação de Pais da EB1/JI de Bairros, foi adiada para 29 de maio, às 09h00.
A iniciativa estava prevista para amanhã, mas acabou reagendada devido à previsão de chuva.
Em comunicado, a associação de pais referiu que “as inscrições ficam automaticamente ativas para a nova data”.
“Quem se pretender inscrever para a nova data poderá fazê-lo e será muito bem-vindo! Quem pretender desistir terá direito à restituição da inscrição, desde que o comunique até ao próximo dia 25 de maio”, acrescentou.
Trofa
Carolina Deslandes, Bárbara Bandeira, S-Y-R-O e Domi no Belive

Carolina Deslandes, Cláudia Pascoal, S-Y-R-O, Domi e Bárbara Bandeira compõem o cartaz do Belive deste ano.
O evento decorre de 21 a 23 de julho, no mercado e feira da Trofa.

-
Trofa2 semanas atrás
Professora agredida por aluno em Covelas (atualizada)
-
Trofa2 semanas atrás
Professora agredida por aluno em Covelas está a substituir a titular de turma
-
Trofa5 dias atrás
Belive deste ano vai ser realizado noutro local
-
Trofa1 semana atrás
Incêndio em indústria na Maganha, Santiago de Bougado, Trofa
-
Trofa7 dias atrás
Já são conhecidos os artistas da Expotrofa
-
Edição 7651 semana atrás
Memórias e Histórias da Trofa: A sina trofense: a dificuldade de concretizar investimentos públicos
-
Religião7 dias atrás
Comédia, música e coroação das crianças marcam festa do Espírito Santo em S. Mamede
-
Edição 7652 semanas atrás
Trofense representa Portugal no Europeu de minifutebol