quant
Fique ligado

Ano 2007

As últimas grandes medidas socialistas do Governo:

Avatar

Publicado

em

jose moreira da silva

O "manual de conduta para médicos" e "Dizer mal do Governo…só em Casa"!  
 

     Começa a entender-se, o porquê da lei da rolha, imposta tantas vezes aos ministros do governo socialista! Já se tinha notado que sempre que algum Ministro abria a boca para dizer alguma coisa vinha "raia", e normalmente da grande. Asneiras eram umas atrás das outras! A "margem Sul é um deserto" é um exemplo das muitas asneiras ministeriáveis.

     O rol de asneiras propagou-se às Secretarias de Estado e às Direcções Regionais. Começou com a Educação e a sua delegada politica do Norte que exonerou um professor, só porque este disse uma piada sobre a licenciatura do Primeiro-ministro! Seguiu-se a Saúde, no Centro e Norte, que também sanearam médicos só porque tiveram atitudes diferentes das que o Governo gostaria que tivessem tomado. Nestes casos, a lei da rolha, a exoneração, o "saneamento", funcionou na forma de decreto. Era assim no passado! Lembram-se?!

      Não se sabe se estes casos de "insubordinação" motivaram a ARSN – Administração Regional de Saúde do Norte a editar um manual de conduta destinado ao profissionais de saúde, como se estes não se soubessem comportar perante os doentes. Estas regras de conduta caiem no ridículo; ao lembrar aos profissionais de saúde do Norte que "todo o atendimento começa por uma saudação e uma postura de atenção personalizada" como se estes profissionais não o soubessem.

     Diz mais, o referido manual socialista para a saúde, que os médicos não devem tratar uma criança doente por "minha filha" e que os profissionais de saúde devem sorrir para o doente mas que não devem exagerar na cortesia, pois que a "cortesia é simplesmente a arte de lidar com o outro". Para os responsáveis da Saúde no Norte, os utentes, os doentes devem simplesmente ser lidados sem exageros. Quem define o que é exagero? Claro, os "grandes educadores das massas", que são, nem mais nem menos, os socialistas! É assim nos Países regidos por regimes totalitários em que todos devem pensar e agir da mesma maneira e pelos vistos é assim no nosso País!

     Não chegavam estas asneiras das grossas, para ilustrar bem por quem somos governados, para a Secretária de Estado da Saúde, Cármen Pignatelli, ter vindo a terreiro, dar uma lição de como os cidadãos se devem comportar. Num auditório, esta Secretária de Estado fez rir a plateia quando afirmou que «como estamos numa democracia cada um pode dizer o que quer mas só em casa ou nas esquinas dos cafés. Nunca em público». Ó Senhora Secretária de Estado da Saúde, de um Governo Socialista, olhe que «para se dizer mal de um Governo deve-se estar em casa, com as portas bem fechadas»? Isso era no tempo do antigamente em que existia censura, havia uma polícia política, e não havia democracia, vivia-se em ditadura. Em que regime é que a senhora pensa que está? Nalguma república das bananas? Nalgum País regido ditatorialmente algures no mundo? Não, Senhora Secretária de Estado de um Governo Socialista, a Senhora está num País democrático, com mais de 800 anos de história e está implantado à beira mar neste canto da Europa encostado ao Atlântico e que aderiu à Comunidade Europeia há mais de duas décadas. A Senhora é governante de um País que faz parte, conjuntamente com mais 26 Países, de uma das maiores democracias do mundo e que se chama CE – Comunidade Europeia.

     Somos uma democracia, jovem é verdade, mas uma democracia que tem de aguentar disparates atrás de disparates da parte de quem deveria ter, pelo menos, um pouco mais de elegância, de bom senso, e evitar tanto disparate para não cair no ridículo!   

  •  
    •  
      •  
        •  

                 José Maria Moreira da Silva

           moreira.da.silva@sapo.pt 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...