quant
Fique ligado

Ano 2011

Alvarelhos prepara as Festas de Santa Eufémia

Avatar

Publicado

em

Uma das maiores romarias do concelho arranca no início de Setembro, com animação para todos os gostos.

Todos os anos, muitas pessoas rumam até Alvarelhos para assistirem às festas em honra de Santa Eufémia.

O monte de Santa Eufémia vai encher-se de romeiros para assistirem às festividades religiosas, que decorrem de 3 a 25 de setembro.

A organização das festas é da responsabilidade da Comissão de Culto de Santa Eufémia. Os cinco elementos que compõem o grupo começam “a preparar as festas em abril” para que nada falte no momento de “acolher os visitantes” vindos de todas as zonas do país.

O financiamento das festas é feito “pelas verbas conseguidas no próprio santuário e também pelos fundos deixados de festa para festa”, adiantou Fernando Azevedo, um dos elementos da comissão.

A crise também já chegou à Santa Eufémia: “Estas festas atraem muitas pessoas, muitas excursões mas já não é o que era. Agora as pessoas já não deixam tanto dinheiro no santuário como deixavam antigamente”, afirmou Abílio Moreira, outro elemento da comissão.

“O segredo para termos cá tanta gente é mesmo a Santa Eufémia e também o Santo Expedito, um santo que é novo e, por isso, há muita devoção nele” assegurou Abílio Moreira.

A Comissão de Culto de Santa Eufémia destaca do programa o fim de semana de 16, 17, 18 de setembro e o dia de encerramento. “No sábado, 17, pelas 21.30 horas atuará o artista Zé Amaro e à meia-noite haverá a grande sessão de fogo-de-artifício, já no dia 25, pelas 14 horas será o desfile e a apresentação do 36º Festival de Folclore”, adiantou Abílio Moreira.

Os responsáveis do santuário têm vindo a realizar obras no Monte de Santa Eufémia e criaram, recentemente, um espaço de merendas com vista a proporcionar bem-estar aos visitantes.

O santuário de Santa Eufémia pode ser visitado todos os dias entre as 8 e as 18 horas.

Publicidade

 {fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...