Trofa
Papa Leão XIV reza Terço pela Paz com imagem de Nossa Senhora de Fátima, feita no Coronado

O Papa Leão XIV preside este sábado, 11 de outubro, ao Terço pela Paz, na Praça de São Pedro, em Roma, no âmbito do Jubileu da Vida Consagrada e do Jubileu da Espiritualidade Mariana. A celebração conta com a presença da imagem original de Nossa Senhora de Fátima, venerada na Capelinha das Aparições, em Fátima.
A estátua chegou a Roma na sexta-feira, 10 de outubro, proveniente da Cova da Iria, a pedido do Papa Francisco. O Santo Padre estará junto da imagem também no domingo, 12 de outubro, durante a Missa do Jubileu da Espiritualidade Mariana.
Durante o dia, os fiéis podem venerar a imagem na Igreja de Santa Maria in Traspontina, onde o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, celebrou missa e onde decorre uma procissão até à Praça de São Pedro.
A escultura, com 104 centímetros de altura, foi executada em São Mamede do Coronado pelo artista José Ferreira Thedim, em 1920, a partir das descrições da Irmã Lúcia. É feita em madeira de cedro do Brasil e foi coroada em 13 de maio de 1946, integrando na coroa a bala do atentado a João Paulo II, em 1981.
Após as celebrações no Vaticano, a imagem regressa a Fátima este domingo, 12 de outubro, para participar na Peregrinação Internacional Aniversária, que recorda a sexta aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos