Fique ligado

Autárquicas 2025

Entrevista a António Barbosa – Candidato do movimento independente A Trofa é de Todos à União de Freguesias de Bougado (S. Martinho e Santiago)

Entrevista a António Barbosa – Candidato do movimento independente A Trofa é de Todos à União de Freguesias de Bougado (S. Martinho e Santiago)

Avatar

Publicado

em

Quais os três primeiros projetos que se propõe realizar, caso vença as eleições?
Gostaria de destacar um dos grandes compromissos que é resolver, de uma vez por todas, a questão da desagregação da freguesia de Santiago de Bougado, realizando um referendo nos primeiros 6 meses de mandato e cujo resultado, independentemente da taxa de participação, será absolutamente vinculativo e implementado. Outros projetos prioritários serão continuar a requalificar a rede viária e concluir todas as pavimentações entre lugares da Freguesia, e entre a nossa Freguesia e as freguesias vizinhas; a requalificação do Mercado com uma cobertura modelar do Terrado, criação de zonas de estacionamento e renovação dos equipamentos; e a reconversão do souto da Lagoa e Avenida D. Diogo Mourato numa praça acolhedora, que valorize e favoreça a imagem da cidade como sala de visitas de excelência.

Que outros projetos sustentam o manifesto eleitoral?
São muitos, mas eu destacaria: a elevação da Feira Anual da Trofa a um grande evento de âmbito internacional, promovendo o potencial económico e turístico da nossa região; a reativação do evento “Bougado e Juventude em Festa”; a renovação da frota de veículos e equipamentos de limpeza urbana, substituindo os velhos por equipamentos elétricos e a instalação, junto aos Polos I e II, de postos de carregamento elétrico públicos. Ao nível do Ambiente, área que nos é muito cara, iremos proteger e expandir espaços verdes, melhorar a biodiversidade e resiliência, e proceder à aplicação de painéis fotovoltaicos para produção de energia verde.

Quais devem ser as prioridades da Câmara Municipal da Trofa a desenvolver no território da freguesia a que se candidata?
É fundamental manter um diálogo permanente com a Câmara Municipal, por forma a haver coerência, responsabilidade e transparência. Nesse sentido, iremos reivindicar a construção de um novo acesso entre a nova rotunda de Lantemil e o Parque Industrial da Ribeira, para potenciar a competitividade das empresas e reduzir constrangimentos logísticos; de uma nova ponte sobre o Rio Ave (a poente da cidade e da EN 104), que permitirá melhorar a mobilidade regional; de uma nova ligação logística para empresas e residentes e também de um equipamento polivalente para desporto, eventos culturais, etc. Iremos pressionar a Câmara para o aumento do apoio financeiro para as competências transferidas, essenciais para a manutenção urbana e para o investimento na nossa localidade.

De que forma pretende apoiar as associações e coletividades?
Pretendemos criar uma rede de apoio às associações socioculturais e desportivas com o objetivo de fortalecer o tecido associativo, diversificar a oferta cultural e desportiva e assegurar a sua sustentabilidade.

Publicidade

—–
No âmbito das próximas eleições autárquicas, o NT está a publicar as entrevistas aos candidatos às assembleias de freguesias do concelho da Trofa, para dar a conhecer à população os projetos de cada partido, coligação ou movimento independente.

A publicação das entrevistas diárias segue a ordem alfabética da designação das freguesias e a ordem do boletim de voto, sorteada no Tribunal de Santo Tirso.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Publicidade

          Comer sem sair de casa? clique aqui

Farmácia de serviço

arquivo