Fique ligado

Trofa

Concursos para ligação de metrobus à Trofa arrancam no início de 2026

Publicado

em

A ligação do Metro do Porto à Trofa, através do sistema BRT (metrobus), deverá avançar já no primeiro trimestre de 2026, com o lançamento dos concursos públicos para a construção da nova linha.

A garantia foi dada pelo presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, que explicou que os estudos prévios estão a ser finalizados e serão submetidos a Estudo de Impacto Ambiental (EIA) ainda durante o mês de agosto ou início de setembro. Após a obtenção da Declaração de Impacto Ambiental (DIA), a empresa ficará em condições de lançar o concurso.

Apesar de movimentos locais continuarem a defender a chegada do metro ferroviário até à Trofa, Tiago Braga assumiu que a solução de metrobus é a única financeiramente viável, uma vez que permite garantir financiamento europeu. O responsável reconhece que a obrigatoriedade de transbordo em Muro “pode afetar a qualidade do serviço”, mas considera que “é isso que garante a sustentabilidade do projeto”.

No mesmo pacote de concursos a lançar em 2026 segue também a ligação do metro a Gondomar.

Publicidade

Tiago Braga, que está de saída da presidência da Metro do Porto após seis anos de mandato, destacou o ciclo de investimentos de cerca de 1.700 milhões de euros e assegurou que projetos como a linha da Trofa não podem ser postos em causa.

O gestor será substituído por Emídio Gomes, reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), já aprovado pela Área Metropolitana do Porto.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Publicidade

          Comer sem sair de casa? clique aqui

Farmácia de serviço

arquivo