quant
Fique ligado

Ano 2011

1º Encontro de Janeiras e Reisadas da Trofa a 16 de Janeiro

Avatar

Publicado

em

A Câmara Municipal da Trofa está a organizar o 1º Encontro Concelhio de Reisadas/ Janeiras – Trofa 2011. 

Este evento, cuja finalidade passa por “promover os costumes do concelho”, vai decorrer no dia 16 de Janeiro, no Salão Polivalente dos Bombeiros Voluntários da Trofa, pelas 15 horas.

Para este festival foram convidados todos os grupos das oito freguesias, que habitualmente cantam as Janeiras no concelho. assim, a actividade “contém uma vertente pedagógica de divulgação do trabalho e competências, de cada grupo, e que desta forma, representa um grande valor cultural local e municipal, sendo extremamente necessário e importante valorizar”, explicou fonte da autarquia.

A Câmara Municipal quer “evidenciar e conservar a tradição das Janeiras e Reisadas e desta forma proporcionar a todos os amantes destes costumes, uma tarde única e inesquecível a todos os presentes, oferecendo momentos de alegria, convívio e de troca de experiências”. 

As Janeiras estão enraizadas nos Costumes Portugueses, mas são de origem romana. Esta actividade, era antigamente entre os romanos uma forma de orar, ao deus Jano, para que expulsasse os maus espíritos das suas casas. Este costume, consiste na reunião de grupos que passeiam pelas ruas no início do ano, cantando de porta em porta e desejando às pessoas um feliz ano novo.

 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...