quant
Fique ligado

Ano 2010

100 Anos da República Portuguesa festejados na Trofa

Avatar

Publicado

em

Neste ano de 2010 comemora-se o Centenário da Implantação da República Portuguesa, de 5 de Outubro de 1910. Trata-se de uma data muito relevante da História nacional, e extremamente inovadora na Europa, já que a foi a terceira República europeia, depois da França e da Suíça.
 
Os 100 Anos da República Portuguesa são comemorados no Concelho Trofense com várias iniciativas culturais.
 
Desta forma, a 5 de Outubro, no âmbito de uma iniciativa de foro nacional, a Câmara Municipal da Trofa, em simultâneo com todos os Municípios portugueses, vai proceder à cerimónia de Hastear das Bandeiras, ao som “D’a Portuguesa”, entoada por Coros do Município. Esta iniciativa decorre nos Paços do Concelho, a partir das 10h00.
 
Nesse mesmo dia, inaugura, na Casa da Cultura da Trofa, às 15h00, a Exposição “Heliodoro Salgado e a República”, uma apresentação histórica cronológica, ilustrada dos acontecimentos a montante e a jusante do 5 de Outubro de 1910, com enfoque na personalidade e obra de Heliodoro Salgado, personalidade marcante da República, nascido na Trofa.
 
Depois da inauguração da Exposição segue-se a Tertúlia “O Ideário Republicano, fundamento do Estado Moderno”, com a participação de Carlos Laje, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDRN).


 Na Sexta-feira seguinte, a 8 de Outubro, realiza-se um Concerto de Gala, com a actuação da Banda Sinfónica da GNR. A actuação inicia às 21h30, na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa, na Rua Dom Pedro V.
 
A 12 de Outubro, o Parque Nossa Senhora das Dores recebe a partir das 10h00, a Comemoração do Dia do Comando Territorial do Porto da GNR com uma Parada e várias demonstrações do dispositivo da GNR.
 
As comemorações que vão decorrer evocam fundamentalmente as duas Repúblicas e alguns dos movimentos de resistência à ditadura, tanto no plano civil como militar.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...