quant
Fique ligado

Edição 557

Trofenses campeões mundiais de ornitologia

Avatar

Publicado

em

Trofa está cheia de campeões mundiais de ornitologia. No campeonato realizado na Exponor, em Matosinhos, de 15 a 24 de janeiro, com cerca de 22.100 aves a concurso de entre 23 países representados, os criadores trofenses também figuraram entre os melhores a nível global. André Ferreira, de Paradela, venceu seis prémios em sete possíveis: uma medalha de ouro, duas de prata e três de bronze. O criador de mandarins conseguiu o 1.º lugar numa classe que julga uma mutação “rara” e que teve apenas cinco aves em competição.

Ao NT, o criador confessou que esperava ganhar, pelo menos um prémio, mas seis “superou” as expectativas. Criador de pássaros há “bastantes anos” e, por influência do irmão, André Ferreira tem, atualmente, uma coleção de 150 pássaros e já conta com vários prémios regionais e nacionais. Este foi o primeiro mundial premiado.

Publicidade

Já muito conhecido no desporto, o trofense João Pedro Silva teve o “ano mais medalhado” a nível de competição mundial. O criador de diamantes de gould arrecadou um 1.º prémio com um pastel de peito branco e cabeça laranja, que conseguiu uns “excelentes 94 pontos”, de entre cem possíveis. Sobre o pássaro vencedor, João Pedro Silva tinha algumas expectativas por estar “em excelente forma e ter uma plumagem ótima”. O criador arrecadou ainda quatro medalhas de bronze, que vão encher mais a vitrina de prémios que está cada vez mais recheada. Em novembro, no Ornishow, em Gondomar, tinha conseguido “14 medalhas”.

passaros bernardino lealJá Bernardino Leal, atual presidente do Clube Ornitológico da Trofa, também venceu uma medalha de ouro no campeonato mundial na Exponor. Com uma “ave quase perfeita”, que obteve a classificação de “95 pontos”, o criador conseguiu destacar-se numa das classes de canários de porte fife fancy. “É raro qualquer português vencer naquela classe, por isso não posso esconder que sinto um orgulho muito grande”, afirmou. Bernardino Leal conseguiu ainda uma medalha de bronze, na mesma categoria.

“Quem muito trabalha, alcança sempre resultados”, afiançou o criador que alimenta a paixão pelas aves “há mais de 20 anos”, aquela que o fez fundar o Clube Ornitológico. Acumula prémios nacionais e internacionais e nem consegue contabilizar os galardões regionais.

Hélder Dias, residente em Bairros, Santiago de Bougado, foi outro criador trofense que conquistou o “ouro”. Com um agapornis turquesa que se destacou pelo porte – característica que mereceu a pontuação máxima e que o distanciou dos outros concorrentes – Hélder estreou-se nas medalhas mais valiosas em campeonatos mundiais. Criador há dez anos, ganhou gosto pelos pássaros ainda em criança, mas apaixonou-se pelos agapornis por serem “mais chamativos e mais irrequietos na gaiola” e por fazerem “mais barulho”. passaros helder diasAtualmente com 41 casais a criar, Hélder Dias juntou a medalha de ouro às que venceu num campeonato internacional, em 2009, e num campeonato nacional, em 2013.

José Costa e José Duarte também conquistaram, cada um, uma medalha de bronze, na classe de canários de porte fife fancy.

A maior parte destes criadores são sócios do Clube Ornitológico da Trofa. Bernardino Leal considera que os resultados obtidos “além de orgulharem a associação, também devem orgulhar o concelho”. “Estou superogulhoso de todos os colegas que conseguiram prémios e também de todos os outros que participaram”, sublinhou.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...