quant
Fique ligado

Edição 556

Ministério da Saúde garante que construção “faz parte do plano para 2016”

Publicado

em

Construção do Centro de Saúde suspensa?

“O Centro de Saúde de Santiago de Bougado foi suspenso por este Governo”. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto, durante a reunião do executivo municipal desta quinta-feira, 21 de janeiro. O edil trofense adiantou que, após ter sido lançado o concurso para a execução do projeto, publicado a 8 de maio de 2015 em Diário da República, a empresa já tinha sido escolhida e a construção do edifício para a nova Unidade de Saúde de Santiago de Bougado ia começar “em fevereiro”.
Fonte do gabinete de comunicaçao do Ministério da Saúde garante que a Unidade de Saúde de Santiago de Bougado “vai ser construída e fará parte do plano do Ministério para 2016”. “O que aconteceu foi que, no final de dezembro de 2015, o Ministério das Finanças devolveu o projeto à Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) por este não ter cabimento orçamental. Uma vez que até à aprovação do Orçamento do Estado (OE) para 2016 o atual executivo está a governar em duodécimos, só se poderá avançar com a construção, desta e de outras Unidades, após a aprovação do OE”, adiantou.
Também o conselho diretivo da ARS-Norte – adjudicante do contrato, – informou que “não tem conhecimento da existência de qualquer suspensão por parte do Governo”.
Num investimento superior aos 2,23 milhões de euros, o novo edifício ficará situado na Travessa dos Carvalhinhos, no lugar da Samogueira, em Santiago de Bougado, e vai servir mais de 20 mil utentes. Com a nova empreitada, será possível oferecer cuidados médicos à população de Santiago, S. Martinho, Covelas e Muro e inclusive aos utentes de Ribeirão, dada a proximidade das localidades.
Aquando do lançamento do concurso em Diário da República, Ana Maria Tato, diretora do Agrupamento de Centros de Saúde de Santo Tirso e Trofa, afirmou que “o edifício atual não oferece condições e o projeto novo contempla condições ideais quer para os profissionais, quer para os utentes”.

Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Edição 556

Raid Extreme em S. Mamede

Publicado

em

Por

Um passeio de Enduro para motos de 2 ou 4 rodas pela Trofa e Maia é o plano do segundo Raid Extreme Maia, que se realiza no dia 30 de janeiro. O evento, sem cariz competitivo, é resultado da colaboração entre a Junta de Freguesia do Coronado e o Team Extreme Maia Enduro.
A iniciativa começa pelas 9.30 horas com o pequeno-almoço, disponibilizado pela organização, no Campo de Futebol de S. Mamede do Coronado. A comitiva seguirá para a Rampa do Sapinho, na Rua 31 de janeiro e o passeio segue para as Duas Pedras e a Subida do Regato na Rua da Sardoeira, passando pelo Carro Velho em Vilar de Luz e terminando na pista de obstáculos no Campo de Futebol de S. Mamede do Coronado, onde será oferecido o lanche. Para os interessados, há ainda um jantar de confraternização, no final da prova. As inscrições são limitadas e têm o valor de 25 euros e 45 euros para motos de 2 e 4 rodas, respetivamente e incluem o jantar. O prazo para o envio das inscrições e pagamento termina no dia 20 de janeiro.

Continuar a ler...

Edição 556

Lavradeiras a cantar ao Menino há 19 anos

Publicado

em

Por


O auto “Natal Cigano” foi a surpresa da noite na 19.ª edição dos Cantares ao Menino do Rancho das Lavradeiras da Trofa. Uma espécie de “peça de teatro” foi levada à cena pela Associação Etnográfica Os Serranos, de Águeda, mostrou ao público que marcou presença na Igreja Matriz de S. Martinho de Bougado uma tradição proveniente dos velhos entremezes beirões do século XIX e que, além de transmitir a mensagem do nascimento de Jesus e de tudo o que significa para o cristianismo, também arrancou alguns sorrisos pelo toque de comédia nos textos. Esta foi a forma que o Rancho das Lavradeiras encontrou para dar um cunho especial à iniciativa que se realiza há 19 anos. “Orgulhamo-nos de ser um dos grupos que há mais tempo organiza Cantares ao Menino e as Janeiras. Nestes últimos anos, temo-nos dedicado aos Cantares ao Menino, porque é mais sério, num espaço diferente e tem-nos permitido trazer grupos com muita qualidade”, afirmou ao NT Luís Elias, presidente do Rancho. À capela ou com cordas, também o Grupo Associação de Divulgação Tradicional de Forjães (Esposende) e o Grupo Folclórico Etnográfico do Brinca (Eiras, Coimbra) participaram, sem esquecer o rancho anfitrião. Com estas iniciativas, o Rancho pretende “estar à frente em relação àquilo que se pode fazer em cada uma das áreas”. “Desejamos estar na liderança do que se faz a nível folclórico e etnográfico”, sublinhou Luís Elias. O grupo também cumpriu mais um ano de “porta a porta” e o presidente fez questão de “agradecer a todos os trofenses a boa vontade, a colaboração e ajuda que dão”. Para as Lavradeiras, o ciclo natalício fecha com o Encontro de Janeiras, a 30 de janeiro, no parque Nossa Senhora das Dores.

Continuar a ler...
EuroRegião Talks

Inscrições EuroRegião Talks

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também