quant
Fique ligado

Região

Jornadas do Internato do ACES Santo Tirso/Trofa debatem mudanças com a futura Unidade Local de Saúde

Depois de ter arrancado na Trofa, em 2022, as Jornadas do Internato do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Santo Tirso/Trofa seguem para a 2.ª edição, no concelho tirsense.

Avatar

Publicado

em

Depois de ter arrancado na Trofa, em 2022, as Jornadas do Internato do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Santo Tirso/Trofa seguem para a 2.ª edição, no concelho tirsense.
O evento organizado pela Associação dos Médicos Internos daquele ACES tem lugar no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves, com o propósito de contribuir para o enriquecimento do percurso formativo dos profissionais de saúde.

“Nesta segunda edição, quisemos continuar a manter o espírito da primeira, que é unir os cuidados de saúde primários em todos os grupos profissionais, sejam médicos, enfermeiros, ou secretários clínicos”, referiu ao JA Luís Cardoso Rocha, vice-presidente da comissão organizadora das Jornadas.

Publicidade

Um dos temas mais importantes versa sobre a grande reforma estrutural que vai agregar os ACES Santo Tirso/Trofa, Ave-Famalicão e Centro Hospitalar do Médio Ave, centralizando o seu modelo organizacional. Com a presença de cerca de 150 profissionais de saúde, a organização acredita que este evento será uma boa mesa de debate para antever o que virá desta alteração, que constituirá a futura ULS do Médio Ave.

“As opiniões acabam por ser mistas, mas por experiências de outras ULS próximas, prevê-se que a articulação com o Centro Hospitalar possa ser facilitada. Mas porque só na prática é que vamos conseguir perceber se o modelo vai melhorar”, sublinhou o médico.

Num momento em que os médicos internos portugueses vivem momentos de “turbulência” junto da tutela, Luís Cardoso Rocha acredita que as Jornadas serão montra do “bom trabalho” feito por estes profissionais, ao mostrar que “além de desempenharem as suas funções, estão a produzir ciência a divulgá-la”.

As Jornadas serão compostas por workshops, formações e speed-talking e abordarão temas como “as respostas do Agrupamento de Centros de Saúde ao doente dependente após AVC, estratégias de comunicação com utente com disforia de género, exposição ocupacional e doenças respiratórias, lei de saúde mental e habilitação legal para a condução”, divulgou o clínico.

Serão também apresentados trabalhos científicos.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...