quant
Fique ligado

Crónicas e opinião

Correio do Leitor: O 25.º aniversário do Concelho da Trofa

“Foi de inteira justiça e uma feliz honra a Trofa ascender à categoria de Concelho, constituído por oito freguesias”

Avatar

Publicado

em

As oito freguesias da Trofa estão em festa pela comemoração dos 25 anos de elevação a Concelho. São Bodas de Prata festejadas com grande brilho e bairrismo. A história reflete-se nos tempos e perdura para sempre como marco e cultura de um talentoso povo. Ficou célebre para a história o dia 19 de novembro de 1998, em que a Trofa passou a Concelho, na Assembleia da República, em Lisboa. Os Trofenses passaram a usufruir da sua desejada independência, para a qual já lutavam há imensos anos, de forma a desvincular-se do concelho de Santo Tirso, que nasceu em 1836 e antes pertenceu às Terras da Maia.

Dentro do Parlamento e no exterior, milhares de pessoas presentes das oito freguesias e até da vizinha vila de Ribeirão, rumaram em mais de uma centena de autocarros e muitos automóveis num clima de grande alegria, ficando encerrados o comércio, indústria, escolas e agricultura. Todos contribuíram com a sua presença para o grande sonho de vitória Trofense. A tarde convidava à alegria do triunfo de alma e coração. Finalmente, a maioria dos partidos com assento parlamentar votaram a favor do novo Concelho. Foi estrondosa a festa! Em delírio, Banda Musical da Trofa, Ranchos e Clube Desportivo, festejavam o grande acontecimento. Tudo parecia um sonho inacreditável. Até a grande fadista Amália Rodrigues, se associou aos festejos, dando aplausos da sua varanda, que estava rodeada de flores, sendo convidada a visitar a Trofa, facto que veio a acontecer.

Publicidade

A comunicação social retratou o grandioso acontecimento. Os que não puderam ir a Lisboa, aguardaram depois dos seus empregos, no centro do Catulo pela chegada das inúmeras pessoas que começaram a chegar pelas 23h00, ao som de música e forte fogo pirotécnico. Estava uma noite muito gelada, mas a alegria era sentida por todos, tornando o frio em calor humano, com o cantar do “Hino da Trofa é Nossa”. Depois de terminar o meu trabalho pelas 24h00, convivi na comemoração dos festejos, que perduraram pela madrugada e, hoje faço eco de toda esta vivência memorável. A história de um povo é sublime.

Foi de inteira justiça e uma feliz honra a Trofa ascender à categoria de Concelho, constituído por oito freguesias. Todos os documentos de processo comprovavam claramente que o futuro Município cumpria os requisitos exigidos por lei para ascender à nobre categoria. Todos ganhamos com a merecida autonomia, pois a Trofa necessitava de muito crescimento e, estava refém de Santo Tirso, que adquiria os muitos impostos e em troca nada dava em progresso.

A autonomia foi aprovada pelo Presidente da Assembleia da República, Dr. António de Almeida Santos. Promulgada em 2 de dezembro de 1998, pelo Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio. Referenciada em 4 de dezembro, pelo Primeiro-ministro, António Manuel de Oliveira Guterres. A 14 de dezembro, foi publicado no “Diário da República” o decreto-lei nº 83/98 que instituiu o novo Concelho da Trofa. Nos dias seguintes, a Comissão Instaladora chefiada pelo Dr. Bernardino Vasconcelos (PSD), tomou posse com o encargo de promover as atividades necessárias à instalação dos órgãos do novo Município e assegurar a gestão corrente da Autarquia até às futuras eleições autárquicas, que culminaram com a vitória do Dr. Bernardino.

Com união e afinco, iniciou-se um longo caminho no bem-estar das populações, que hoje são bem visíveis. Esqueceu-se quezílias políticas e a união entre os partidos foi sempre focado num certo diálogo construtivo e valorizado no bem comum. Presentemente, ainda há muito caminho a percorrer, mas com todos de mãos dadas é possível engrandecer muitas potencialidades. A evolução da Trofa é muito positiva em modernidade, com requalificação dos Parques envolventes à Capela de N. S. das Dores e antiga estação ferroviária, moderna Interface da CP, novos Paços do Concelho e outros, assim como o desenvolvimento nas freguesias que compõem o Município. Existe uma excelente cooperação entre todos os concelhos limítrofes, que sintonizam um progresso positivo para as populações.

Parabéns ao Concelho da Trofa pelos 25 anos do seu nascimento e que brote as melhores aspirações na defesa dos interesses de todo o povo. Os políticos devem estar mais ao serviço da comunidade e não o inverso.

Firmino Santos

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...