quant
Fique ligado

Crónicas e opinião

10 de março 2024: Vote!

“É preciso pensar antes de votar, é importante pesquisar antes de decidir. Escolha o seu candidato sabendo o que está a fazer.  Se acredita num líder, vote! Se acredita no programa leitoral de um partido, vote!”

Luis Filipe Moreira

Publicado

em

Cada voto tem um preço e escolher um candidato é assumir que você está pronto para pagá-lo!

É preciso pensar antes de votar, é importante pesquisar antes de decidir. Escolha o seu candidato sabendo o que está a fazer.  Se acredita num líder, vote! Se acredita no programa leitoral de um partido, vote!

Caro leitor, a 10 de março de 2024 exercer a Cidadania não significa somente votar, mas fazê-lo com consciência, sabendo que é o início do caminho para mudar a Sociedade! Mas, depois do voto, há que vigiar e exigir que as promessas sejam cumpridas. Contudo, para saber se as promessas são cumpridas, questiono: já leu os programas eleitorais dos diferentes partidos políticos?

Caro leitor, vote, vote em quem acredita ser o melhor primeiro-ministro, não em quem “vence” debates! Assistiu aos debates? Caro leitor, que balanço faz?

Tenho assistido aos inúmeros debates, os televisivos entre candidatos, aos quais se seguem os debates entre (im)parciais comentadores! Sim, debates de consumo rápido, debitada informação pouco fundamentada. Apresentam-se slogans e frases-chave com pouco sumo político, que não mais querem do que disfarçar os 3i´s: incompetência, incompreensão e impreparação!

Caro leitor, vi mais conversa que ideias, mais acusações do que projetos para Portugal. Vi programas políticos pouco apresentados, ideias banais repetidas, muita opinião, poucos factos, pouco pensamento crítico! Sei bem que a demagogia é a corrupção da democracia! E tanta demagogia temos visto em todos os debates!

Caro leitor, não tema aqueles que discutem, mas aqueles que se esquivam às questões!
Questiono: programas políticos debatidos, onde estão? Pactos de regime, quais?

Questiono: consensos para o futuro de Portugal, onde? Com quem?

Questiono: respostas claras às questões colocadas pelos jornalistas, onde estão? Seriedade e competência, onde? Rigor e coerência, como?

Caro leitor, nestes debates muitas questões ficaram por responder, como: como formarão, viabilizarão ou rejeitarão o próximo Governo de Portugal? Ficou claro para si?

Publicidade

Com que parcerias? Com que acordos? Com quem podemos contar? E, caso existam, os acordos são de governo ou de incidência parlamentar?

Caro leitor, bem, mas terão sido mesmo debates, ou antes discussão? Um debate é uma troca de conhecimentos, já uma discussão é uma troca de ignorâncias. O que acha?

Caro leitor, votar sim! Mas o que será o voto útil? Existem votos inúteis? Sei, escrevi-o num dos últimos artigos que nas últimas eleições legislativas de 2022, 671.557 votos foram perdidos, já que não foram convertidos em mandatos de deputados? 1 em cada 7 cidadãos cujo voto não contou! Isto é a democracia a funcionar?

Numa verdadeira democracia, todos os votos importam e todos os votos podem fazer história. Estes votos foram úteis? Inúteis? Porque temos assistido a uma dramatização do discurso de apelo ao voto útil? O seu voto é útil e conta!

Caro leitor, porque não tivemos debates sérios abordando-se ideias, projetos, programas, pacotes claros de ação na Justiça, Saúde, Educação, Economia, Habitação, Salário mínimo, os pensionistas, Impostos, SNS, a crise climática, a corrupção, a imigração.

Caro leitor, o que sabe sobre estes temas? Conheces os programas de cada partido político?

A 10 de março, vote!
O voto não se recusa! Nos 50 anos do 25 de Abril, vote!
Se acredita num líder, vote!
Se acredita no programa leitoral de um partido, vote!
Se acredita num projeto político, vote!
O seu voto conta!
10 de março 2024: Vote!

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...