quant
Fique ligado

Edição 507

S. Gonçalo em Covelas

Avatar

Publicado

em


Este fim de semana, a Comissão de Festas em honra de S. Gonçalo espera que milhares de romeiros se desloquem a esta romaria, que é tida como uma das melhores do concelho.
Os dias vão ser animados, mas é no domingo, dia 25, o ponto alto. A pé, a cavalo, ou de bicicleta, os romeiros deslocam-se até à Capela de S. Gonçalo para pedir a bênção do Santo. Destaque para a procissão, às 15.30 horas. A festa encerra na segunda-feira.

Festas são “antiquíssimas”

“Não há nenhum documento” que aponte um dia certo para o início da tradição das festas em honra a S. Gonçalo, o que é certo é que “a memória paroquial” de 1758 já fazia referência a estes festejos. Segundo o pároco de Covelas, José Ramos, o S. Gonçalo é festejado a “10 de janeiro”, “dia litúrgico” mas em tempos, era no “dia 19”. Aliás, no dia 10 de janeiro, tal como é habitual, decorreu a eucaristia em Ação de Graças a S. Gonçalo, que é o ponto de partida para o início das festas e um dos pontos “mais importantes” do ponto de vista religioso. Aqui juntam-se vários homens de nome “Gonçalo”, pertencentes à Confraria dos Gonçalos, para celebrar a missa.
Quanto à data, por ser antigamente celebrado a 19 (de janeiro), “o povo manteve a tradição da festa no domingo seguinte ao 19”, explicou o pároco. “Por isso é que, o S. Gonçalo é, por norma, o penúltimo domingo de janeiro, mas este ano será no último. A devoção de S. Gonçalo aqui é muito natural, nós estamos perto de Vizela, S. Gonçalo era dali da zona de Vizela, e por isso temos aqui, ao redor, festas em honra de S. Gonçalo, paróquias dedicadas a S. Gonçalo, etc.”
De resto, destaque para as eucaristias e missas que decorrem no dia 24, 25 e 26 de janeiro e para a procissão ao redor da capela.
Para José Ramos, esta é uma festa “mais de cariz lúdico e cultural”. “Vêm uns a pé, outros a cavalo, outros de carroça, outros de carro, e nesse fim de semana, todos os caminhos vêm dar a Covelas”, concluiu.

Confraria do Cavalo organiza romaria
Como é já tradição, a Confraria do Cavalo está a organizar uma romaria até ao S. Gonçalo, entre cavaleiros e conjuntos atrelados. 

Publicidade

A saída está marcada para as 10 horas deste domingo, no Mercado/Feira do concelho, seguindo pela Estrada Nacional 104, Avenida de Paradela, monte de Paradela, S. Gonçalo, regressando depois por Mosteirô.
Com esta iniciativa, a Confraria do Cavalo procura preservar a antiga tradição dos romeiros que, a pé ou a cavalo, se dirigiam às festas religiosas, para fazerem ou cumprirem as suas promessas e gozarem de momentos de ócio.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...