quant
Fique ligado

Ano 2012

O mundo da adoção contado pelos mais pequenos (c/video)

Publicado

em

ASAS apresentou um livro que fala dos sentimentos dos meninos que estão nos centros de acolhimento da associação, acerca da adoção. Vendas da obra revertem a favor da ASAS.

“A Asinhas conheceu o Joca num belo dia ensolarado de novembro. Eles iam ser grandes amigos e viver uma aventura juntos, só ainda não sabiam disso…”. Este é o mote para a história de Joca, um menino que tinha muito medo de ser adotado. O livro de Vera Ramalho é uma obra baseada nas “descobertas e sentimentos” das crianças que estão nos centros de acolhimento da ASAS (Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso).

A apresentação do livro foi feita no auditório da AEBA, na noite de sexta-feira, no Dia da Criança, e foi abrilhantada por uma peça de teatro em que os atores eram todos os protagonistas. Como “o tema da adoção não está muito explorado e é muito delicado”, a ASAS, com a experiência de 18 anos, “sentiu necessidade de expressar e mostrar os sentimentos dos meninos”, explicou Helena Oliveira, presidente da associação.

“Convidámos uma psicóloga (Vera Ramalho) da Universidade do Minho que prontamente aceitou o desafio e assim começou a ser feito o livro, que é praticamente construído com o que eles dizem, os medos, os receios de virem a ser adotados, espelhando bem o que lhes vai na cabeça e na alma”, acrescentou.

Para conseguir concretizar este passo, a ASAS contou com alguns apoios como da empresa Eurico Ferreira e do Casino da Póvoa de Varzim. Para além destes, também o ilustrador Manuel Loureiro “soube adaptar na perfeição os desenhos feitos pelos meninos”. O custo do livro reverte a favor dos centros de acolhimento e pode ser adquirido na sede da ASAS, em Santo Tirso. A história do Joca vai continuar a ser divulgada “em todas as atividades que a associação promover”. “A Segurança Social considerou que o livro era uma boa partilha, pelo que comprou exemplares para divulgar a obra a nível nacional em todos os centros de adoção e distribuir pelos pais”.

Publicidade

{fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2012

Verbas da Câmara para as obras da Junta tema da Assembleia

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária de dezembro da Assembleia de Freguesia de S. Romão foram aprovados o Plano de Atividades e Orçamento para 2013.
Informação sobre a reunião do executivo e membros da Assembleia de Freguesia com Joana Lima sobre as “transferências deliberadas em maio de 2009 e destinadas à remodelação da Casa Quinta de S. Romão” provocou divergências.

(mais…)

Continuar a ler...

Ano 2012

Assembleia de S. Mamede – Documentos previsionais aprovados com abstenção do PSD

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado foram aprovadas, com a abstenção do PSD, as propostas para o Plano de Atividades, PPI, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013.

O Plano de Atividades, o Plano Plurianual de Investimentos (PPI), Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013 estiveram em discussão na última Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado, que decorreu na quinta-feira, dia 20 de dezembro.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também