quant
Fique ligado

Ano 2010

O Espaço de todos

Avatar

Publicado

em

O Espaço t da Trofa é um lugar de todos. A instituição promove a integração social e comunitária através dos cursos de formação e ateliês que aumentam o auto-conceito e a auto-estima dos indivíduos, através da arte.

À entrada, uma estátua dourada de um homem com um grande coração vermelho recebe todos aqueles que chegam ao Espaço t da Trofa.

O curso de informática para os alunos encaminhados pela Cruz Vermelha tem início às 10 horas e, à porta, homens e mulheres já se juntam para entrar na sala equipada com computadores. De pastas na mão, sobem as escadas orgulhosos e certos de que o que vão aprender lhes dará mais oportunidades.

Numa sala ao lado, as 15 formandas do Curso de Acção Educativa juntam-se para a fotografia de grupo e dizem: “Menina escreva lá no jornal que daqui a um mês estas mulheres vão ficar todas desempregadas”. Num instante esquecem os problemas e preparam as apresentações dos trabalhos. A aula de matemática estava prestes a começar. Há um ano e meio que estão a frequentar o curso ministrado no Espaço t, mas esta não é a única resposta dada pela instituição.

“O Espaço t, como entidade formadora e acreditada, tem vários cursos de formação profissional: neste momento temos um curso EFA (Educação e Formação de Adultos) a decorrer que terminará em Novembro, um curso CEF (Cursos de Educação e Formação) até Abril frequentado por oito formandos”, explicou a Coordenadora do Espaço t, Carla Alves.

O Espaço t é uma instituição de apoio à integração social e comunitária que, para além dos cursos de formação, desenvolve ainda vários ateliês para “trabalhar o indivíduo, aumentando o seu auto-conceito e a auto-estima através da arte”, explicou a coordenadora.

Estes ateliês, frequentados por cerca de 50 alunos “de grupos desfavorecidos”, decorrem todos os dias durante a tarde no espaço situado na Rua Infante D. Henrique, na freguesia de S. Martinho de Bougado. “Temos o ateliê de fotografia, o de escrita criativa, de guitarra, de expressão plástica e teatro que está a funcionar na Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental – APPACDM da Trofa”, adiantou Carla Alves, que acrescentou: “Também temos consultas de psicologia dirigidas a toda a população”.

Carla sabe que instituições como o Espaço t “vão ser uma mais-valia nesta altura que o país atravessa”, mas explica que nos os ateliês existem “alunos isentos e não isentos”, consoante a sua situação económica. Quanto aos cursos de formação, “são financiados e todos os alunos recebem uma bolsa no caso dos Cursos EFA ou então um subsídio de transporte no caso dos cursos CEF”.

No Espaço t decorre ainda, em horário pós-laboral, um curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores que, de acordo com a responsável, “está a ter bastante procura”.

No Porto, o Espaço t foi fundado há 15 anos, mas na Trofa surgiu no ano 2000. Desde então, o trabalho da instituição divide-se em dois grandes vectores: enquadramento do indivíduo em actividades artístico-culturais e formativas, de modo a estimular as capacidades expressivas de cada um, e modificar as atitudes, os valores e as aptidões, promovendo uma mudança positiva do estilo de vida, desenvolvendo a auto-estima e auto-conceito.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...