quant
Fique ligado

Trofa

Misericórdia da Trofa lançou 1.ª pedra de creche

Com capacidade para acolher cerca de meia centena de crianças, a nova creche da Misericórdia da Trofa vai nascer, dentro de cerca de um ano, junto às atuais instalações em S. Martinho de Bougado.

Avatar

Publicado

em

Com capacidade para acolher cerca de meia centena de crianças, a nova creche da Misericórdia da Trofa vai nascer, dentro de cerca de um ano, junto às atuais instalações em S. Martinho de Bougado.

O segundo projeto da instituição que entra em fase de obra em três meses foi adjudicada pelo valor de quase 866 mil euros à empresa InovPlena Construções e, segundo os promotores, destaca-se pela inovação de conseguir promover o convívio intergeracional.

Publicidade

“É mais um sonho concretizado”, assume o vice-provedor da Misericórdia, Júlio Paiva, satisfeito por “ver concretizado tudo o que estava planeado para o quadriénio”. “Na Trofa, temos duas necessidades básicas que são a terceira idade e a primeira infância. Conseguimos, no espaço de três meses lançar obras para colmatar essas lacunas, primeiro com a residência sénior em Alvarelhos e agora com a creche”, sublinhou.

O novo equipamento para os mais novos tem, segundo o responsável, características “muito especiais”, já que, ao estar instalado junto do lar, permitirá o contacto entre gerações, assim como com a Natureza, através do “Cantinho da Terra”, existente nas instalações da instituição.
“Não teremos espaços fechados, as pessoas não podem sentir que vêm para estar entre quatro paredes”, acrescentou.

O valor final da obra superará, segundo Júlio Paiva, os 1,2 milhões de euros, que necessitarão de financiamento. A primeira etapa, já em marcha, é “apresentar candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência”, e a segunda é, tal como feito para a residência sénior, “pedir apoio à Câmara Municipal”. “Nascemos sem nenhum apoio e daqui a 300 dias a obra está feita e tem de estar paga”, referiu Júlio Paiva.

Depois de lançar obras de grande monta, a Misericórdia da Trofa prepara-se para passar a uma nova fase, que é “reforçar a humanitude”. “Temos muito a fazer pelas pessoas”, avança o vice-provedor, que espera, num futuro próximo, mostrar que a instituição “será uma referência nos cuidados prestados às pessoas”, incluindo àquelas que não podem ir para as residências seniores e que são acudidas através do apoio domiciliário.

A propósito, a 8 de março, a Misericórdia da Trofa promove um seminário internacional sobre práticas inovadoras nos cuidados à pessoa idosa.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...