quant
Fique ligado

Edição 530

Marcha de Santiago de Labruge vence concurso de S. Pedro da Maganha (C/video)

Avatar

Publicado

em

Marchas-maganha-2

Marchas-maganha-2
A Marcha de Santiago de Labruge, de Vila do Conde, venceu a 2.ª edição do Concurso das Marchas Populares, organizadas pela Associação Recreativa S. Pedro da Maganha. Tal como no ano passado, o concurso contou ainda com a participação de uma marcha da Maganha, que ficou a um ponto do primeiro lugar do pódio. O desfile começou no souto de Bairros até à Avenida da Maganha, onde os marchantes surpreenderam os presentes com alegres músicas, coreografias e coloridas roupas.
António Maquiavelo, da Marcha de Santiago de Labruge, contou que teve conhecimento do concurso através de “um amigo”, que os questionaram “se queriam participar”. Carla Teles declarou que “já é costume participar” em concursos, uma vez que “é importante esta troca de culturas e de partilhas e de dar a conhecer e também de conhecer outras gentes e povos”. “Sabíamos que a Marcha da Maganha também era muito boa e durante 15 dias os nossos marchantes colaboraram muito para que conseguíssemos o primeiro prémio. É sempre um incentivo principal para os jovens, uma vez que estamos a ver se damos continuidade à marcha só com os jovens”, denotou.
A ensaiadora da Marcha da Maganha, Sandra Silva, afirmou que “não tinha outra razão se não a de participar, por ser do lugar”, agradecendo “a todos os marchantes por terem participado” e conseguido ser “um grupo um pouco maior que o do ano passado”. Para o próximo ano, Sandra Silva espera que à terceira seja de vez e sejam consagrados vencedores do concurso de marchas. Para a ensaiadora seria “uma pena deixar terminar” as marchas nas festas e, por isso, apela “a todos os maganhenses para participarem na marcha e não deixarem isto ir a baixo”.
As marchas fazem parte das festas em honra de S. Pedro, que se realizaram entre os dias 26 e 29 de junho. Do programa fez parte a atuação de um grupo de danças urbanas, de uma mega aula de zumba, do conjunto “A Rapaziada” e de folclore com o Grupo de Danças e Cantares de Santiago de Bougado e do Rancho das Lavradeiras da Trofa. A vertente religiosa não foi esquecida, tendo decorrido na Capela de Nossa Senhora do Desterro uma missa solene.
Como o concurso já tinha sido implementado o ano passado, foi “mais fácil” para a Associação preparar a 2.ª edição, uma vez que “a logística já estava toda preparada”. “O balanço é francamente positivo. Muita gente aderiu às marchas deste ano, que estava uma beleza e lindo. O grupo da Maganha que não desanime. Ficamos em segundo, mas foi por uma diferença mínima. As marchas estavam lindíssimas, quer as nossas quer as de Labruge”, referiu, frisando que podem contar com “o apoio” da associação.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...