quant
Fique ligado

Ano 2012

Maçonaria em debate em Famalicão

Publicado

em

Durante todo o ano, vários temas ligados à Maçonaria serão debatidos por historiadores, investigadores e maçons em Portugal.

Numa altura em que o tema da Maçonaria marca a atualidade, o município de Vila Nova de Famalicão vai receber um grande debate. No Museu Bernardino Machado vão estar reunidos historiadores, investigadores académicos e atuais e antigos membros da Maçonaria em Portugal. Ao longo de todo o ano, haverá um ciclo de conferências, que conta com oito debates, dedicado ao tema “A Maçonaria em Portugal: do século XVIII ao século XXI”.

Este ciclo de conferências inicia-se no próximo dia 17 de fevereiro e tem como conferencista o Grão-Mestre da Maçonaria Grande Oriente Lusitano (GOL), Fernando Lima. Numa abordagem ao tema “A Maçonaria: Instituição de Saber ou de Poder?”, a iniciativa conta, também, com a participação de vários investigadores, historiadores e vários responsáveis da Maçonaria portuguesa. O objetivo é desmistificar e debater a origem da Maçonaria, o seu poder e a sua influência na sociedade.

Além de Fernando Lima, está também confirmada a presença de António Reis, professor universitário, político e francomaçom português. O conferencista abordará o tema “A Maçonaria Hoje”.

Para a conferência “Organização e Funcionamento: ritos, símbolos e graus”, o convidado será um professor da Universidade Nova de Lisboa, Fernando Dias. O coordenador científico do Museu Bernardino Machado e professor aposentado da Universidade do Minho, Norberto Cunha, irá falar acerca da “Maçonaria nas Luzes, em Portugal”. Já António Lopes, ex-diretor do Museu Maçónico Português, irá abordar a temática da “Maçonaria em Portugal no século XIX”.

O historiador António Ventura que publicou, em 2011, “Os Constituintes de 1911 e a Maçonaria” tratará o tema “A Maçonaria na I República e no Estado Novo”.

Como surgiu a Maçonaria?

Publicidade

A Maçonaria nasceu ligada à expansão das ideias matrizes do Iluminismo, da procura da Razão e do aperfeiçoamento humano e da sociedade, que adquiriram relevância na Europa, a partir do século XVIII.

A primeira marca da Maçonaria surgiu em Londres, no início do século XVIII, com a constituição de quatro lojas maçónicas.De Londres, a Maçonaria espalhou-se por toda a Inglaterra e daí para a Europa.

A Portugal, terá chegado entre 1735 e 1743. Oliveira Marques, conhecido historiador, dá conta que, talvez em 1727, tenha sido fundada, por comerciantes britânicos que viviam em Lisboa, uma Loja que foi registada nos arquivos da Inquisição como a “Loja dos Hereges Mercantes”.

Janine Mouta

 {fcomment}

Publicidade
Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2012

Verbas da Câmara para as obras da Junta tema da Assembleia

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária de dezembro da Assembleia de Freguesia de S. Romão foram aprovados o Plano de Atividades e Orçamento para 2013.
Informação sobre a reunião do executivo e membros da Assembleia de Freguesia com Joana Lima sobre as “transferências deliberadas em maio de 2009 e destinadas à remodelação da Casa Quinta de S. Romão” provocou divergências.

(mais…)

Continuar a ler...

Ano 2012

Assembleia de S. Mamede – Documentos previsionais aprovados com abstenção do PSD

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado foram aprovadas, com a abstenção do PSD, as propostas para o Plano de Atividades, PPI, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013.

O Plano de Atividades, o Plano Plurianual de Investimentos (PPI), Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013 estiveram em discussão na última Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado, que decorreu na quinta-feira, dia 20 de dezembro.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);