quant
Fique ligado

Edição 510

JS promoveu primeira tertúlia

Avatar

Publicado

em

O ex-ministro de Portugal, Augusto Santos Silva, e o vereador municipal Magalhães Moreira estiveram à conversa com o público na 1.ª tertúlia promovida pela Juventude Socialista (JS) da Trofa. Economia Local – Os Municípios como solução para um contra-ciclo económico foi o tema apresentado no dia 5 de fevereiro.

O pontapé de saída foi dado e a JS promete promover várias tertúlias nos próximos meses. Segundo Amadeu Dias, presidente da JS da Trofa, este é o “momento ideal para abrir a estrutura, respeitando os ideais e valores do socialismo”. O líder socialista criticou o papel do Governo no cenário nacional, realçando que este é o Governo que “mais desrespeitou o acesso aos serviços públicos, o acesso à educação e à saúde”. “Nós temos que arranjar soluções, e a economia local, o poder local e os munícipes podem ser uma ferramenta para fazermos um contraponto e inverter esta situação económica gerada por esta política de austeridade do nosso Governo”, referiu.
Por sua vez, Augusto Santos Silva destacou o papel dos municípios no panorama da economia nacional, afirmando que hoje em dia “não podem fazer quase nada”, porque não têm condições para tal.
A regionalização e as comunidades intermunicipais foram outros temas que estiveram em debate. “Para muitas das coisas que nós precisamos de fazer do ponto de vista económico, a escala regional é necessária (…) Na minha modesta opinião, não há condições político-partidárias para relançar tal qual, e ele foi discutido nos anos 90, o processo de regionalização, sem um entendimento entre os dois principais partidos. Eu acho que, um entendimento, nem que seja implícito, entre o Partido Socialista e o Partido Social Democrata é uma condição sine qua non (indispensável) prévia para o processo de regionalização, no sentido pleno da palavra”.
Em jeito de conclusão, Augusto Santos Silva deu alguns exemplos positivos que os municípios podem ter no contexto local como a “existência de um mercado cujas necessidades se possa satisfazer”, a “existência de ideias”, de “ideias de negócio” e de capital para transformar essas ideias em projetos”, aliadas ao empreendedorismo e investimento, capazes de “prestar serviços” e concretizar produtos.
Já Magalhães Moreira aproveitou a ocasião para fazer um balanço dos dinheiros investidos e gastos pela Câmara Municipal da Trofa ao longo dos anos, fazendo alusão ao mandato anterior, onde era vice-presidente.
A próxima conferência da JS Trofa está agendada para março e o tema em discussão será a habitação jovem e social.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...