quant
Fique ligado

Crónicas e opinião

Folha liberal: Luzes… Câmara… distração!

“Na verdade, não será grande surpresa que o metro não passe no centro da Trofa, já que desde as obras na Alameda da Estação, nos parques de Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro e, mais recentemente, na praça do Município, que se previa não haver qualquer intenção de ter o metro a passar por aquelas paragens.”

Avatar

Publicado

em

A Trofa tem estado nas notícias nas últimas semanas.
Uma das últimas notícias tem a ver com a chegada do Metro à Trofa. Ao fim de mais de 20 anos de promessas, há notícias que, finalmente, o metro estará a chegar à Trofa.

Do pouco que já se sabe, podemos dizer que essas notícias são manifestamente exageradas. É verdade que o metro chegará brevemente à Trofa, já que o Muro faz parte do concelho da Trofa, mas o metro só chega ao Muro e não chegará à cidade da Trofa.

Publicidade

Aquilo que chegará à cidade da Trofa, de metro só terá parte do nome, já que lhe chamam “metrobus”. É um nome bastante imaginativo e pomposo para um simples autocarro, que na verdade, é o que é este “metrobus”. É 90% autocarro, 10% metro e 0% solução…
Autocarro a fazer de metro, já a Trofa tem desde o início deste processo! Não me parece que seja esta a solução que a população da Trofa esperava, ansiava e precisava. É que assim, continuará sem ter ligação direta ao Porto via metro (o que foi prometido desde o início), continuará a ser preciso fazer transbordo para se apanhar o metro e continuará a não ter paragens no centro da cidade.

A única verdadeira vantagem deste autocarro em relação ao que já temos, é que este circulará numa via que lhe está exclusivamente destinada, reduzindo um pouco o tempo que demorará até chegar à estação de metro, que passa a ser no Muro e não no ISMAI.
Na verdade, não será grande surpresa que o metro não passe no centro da Trofa, já que desde as obras na Alameda da Estação, nos parques de Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro e, mais recentemente, na praça do Município, que se previa não haver qualquer intenção de ter o metro a passar por aquelas paragens.
Pelo menos, a partir de agora, é assunto encerrado. O metro para a Trofa, termina no Muro e não se fala mais nisso!

Outra notícia da Trofa, foi a insólita decisão de uma empresa começar a instalar as iluminações de Natal nas ruas do concelho da Trofa, enquanto ainda decorria o concurso público para a instalação dessas iluminações.
Parece que a empresa de iluminações, sem mais nem menos, sem saber se seria ou não a escolhida para instalar as iluminações de Natal, começou a fazer essa instalação, sem qualquer autorização ou indicação da Câmara Municipal.

A ouvir o Sr. Presidente da Câmara, ficamos a saber que terá sido por uma questão de organização interna da empresa, o que não deixa de ser irónico… Ao querer agir de forma organizada, esqueceram-se que era preciso primeiro ganhar o concurso e só depois fazer o serviço. Não parece muito organizado agir assim!

Aliás, na visão do Sr. Presidente, a Trofa foi uma vítima e os trofenses os prejudicados. Esta última parte não tenho grandes dúvidas, e até acredito que não terá sido esta a primeira vez que os trofenses ficaram prejudicados pela inação, ou falta de atenção da Câmara…
Claro que não se pode acusar a Câmara diretamente, nesta situação. Mas, também não me parece que a empresa tomasse a iniciativa de fazer o que fez, sem ter uma expectativa muito razoável de que este serviço lhe seria atribuído.
Finalmente, é estranho que a Câmara só tenha tido conhecimento deste facto pela revista Sábado.

Então, instalam-se baixadas elétricas, instalam-se iluminações de Natal (grandes e em locais bem visíveis) e os serviços da Câmara não se apercebem? Não sabem se estão a agir por conta própria ou com autorização? E até consta, que algumas das iluminações instaladas ilegalmente, e sem autorização da Câmara, estavam junto à casa de um dos vereadores.
Se a Câmara diz que foi assim, resta-nos acreditar, mas que é estranho… lá isso é, e muito!

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...