quant
Fique ligado

Ano 2007

Yes Man

Avatar

Publicado

em

jose moreira da silva

  Mesmo as pessoas, menos versadas, na língua utilizada pelos súbditos de Sua Majestade Isabel II, sabem que um Yes Man é um sim-homem que pouco passa disso mesmo. São homens que estão permanentemente a dizer sim ao chefe, abanando com a cabeça como bobos, desprovidos de consciência, movidos unicamente pelo interesse do poderem vir a comer da mesa do poder.

  Um Yes Man é um indivíduo bastante subserviente em relação ao seu chefe, normalmente político, não tendo opinião própria, mas está constantemente a dar opiniões. Alguns até já deram em "escribas" para melhor expressarem as opiniões do chefe. O chefe é que diz o que ele deve escrever e ele, como bom "pau mandado" que é, de cócoras lá escreve o que o chefe diz para ele escrever. È a adulação permanente.

     O tipo de chefe "cinzento" e inseguro, que atingiu o poder, não pelas suas capacidades mas por um mero golpe de sorte, é normalmente um mau líder, um líder fraco que tem necessidade de se rodear de parasitas, e sendo um bando de inúteis, passam a vida a bajular o seu chefe à espera de poder vir a comer alguma migalha do erário público que o chefe gere a seu belo prazer, normalmente delapidando aquilo que tanto custou aos contribuintes.

     Num tempo não muito distante, assistia-se a intervenções de indivíduos, noutros fóruns, que criticavam permanentemente quem estava no poder, só porque eram da oposição, mas como entretanto o seu "clube" atingiu o poder já se dão ao luxo de vir a terreiro, e até em jornais que o seu chefe impôs, a criticar quem agora critica justamente o poder instalado, esquecendo-se de quando também ele criticava exageradamente e até quantas vezes para desespero dos seus colegas de bancada, só porque o seu partido estava na oposição. Outros tempos, outras vontades.

     A vontade de hoje, desses Yes Man, é que o chefe o ponha a comer algumas migalhas do orçamento, mas vai vivendo só nessa esperança, pois o chefe, que é pouco de agradecer quem o serve, o mais que faz é indicá-lo para secretário de alguma instituição mas com menos poderes do que o "seu Nacibe" que este ao menos foi nomeado pelos Coronéis para 4º Secretário com a tarefa de fechar a sede com as chaves que lhe entregaram, para sua vaidade. E isto era no tempo da "Gabriela" em que os Coronéis mandavam.

     Agora os Coronéis são outros, mas de muita pior qualidade que tentam a todo o custo implantar na nossa sociedade o Yes Man, a disciplina castradora e o medo de até as paredes terem ouvidos.

     È assim que se promove uma geração de servos obedientes, seguidistas e submissos, de cidadãos que não pensam, pois o chefe não quer e não autoriza pois é assim que se mantém no poder!

     Infelizmente, a nossa sociedade já está infestada de Yes Man que dobram a espinha, quando estão perante o chefe, bajulando e adoptando posturas camaleônicas em função da vontade do chefe e por isso os diferentes tipos de poder, têm falta de visão e de imaginação e com a sua incapacidade fomentam nas instituições a inércia e o imobilismo.

     Esta tendência dos tempos actuais está a resvalar para um plano cada vez mais inclinado de falta de democraticidade, de autoritarismo, de temor reverencial, de respeito venerador, de servilismo para com o chefe. Nesta sociedade moderna quem triunfa em geral, é o Yes Man.

          •      José Maria Moreira da Silva

           moreira.da.silva@sapo.pt 

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...