quant
Fique ligado

Ano 2012

viziÁguas residuais destroem produtos hortícolas

Avatar

Publicado

em

Mais de 2500 euros de prejuízo. Produtos hortícolas de uma estufa em Bairros foram contaminados por águas residuais da rede de saneamento. Em apenas quatro meses esta é a já a segunda vez que as águas invadem terrenos agrícolas.

“Sinto-me lesado.” Este é o estado de espírito de Manuel Pinheiro, proprietário da estufa, que viu todas as suas produções agrícolas, quase submersas pelas águas residuais. Em outubro do ano passado, o proprietário detetou o rebentamento da conduta de saneamento, junto à Azenha de Bairros, tendo salvado todos os seus produtos. Porém, desta vez, não teve a mesma sorte.

Publicidade

Eram cerca das 14.30 horas, de domingo, quando Manuel Pinheiro viu o estado em que se encontravam as suas estufas. Como na última vez, foi um vizinho que se apercebeu da situação, devido aos maus odores e alertou o produtor. Mal chegou ao seu terreno tratou de fazer “uns rasgos na terra”, para as desviar, impedindo que os “campos ficassem cobertos de água”. O proprietário afirmou existir, ainda, mais outra caixa de saneamento a verter em direção às outras estufas.

O prejuízo rondará os cerca de 2500 euros. “São três estufas que estão cheias de água choca. Isto é mesmo só químicos e, por essa razão, terei que deitar tudo fora”, lamentou. Como se isso não fosse suficiente, o produtor tem já encomendados 3500 pés de tomates para plantar e não sabe se o poderá fazer, pois tem que aguardar que o solo esteja em condições.

Na última vez que esta situação aconteceu, em outubro, Manuel Pinheiro contactou um engenheiro que o aconselhou “a trocar as estufas de sítio”. O que traria mais encargos, pois para isso são precisos cerca de 25 mil euros. Para além de prejudicar constantemente as plantações ali existentes, o produtor garante estar a poluir o rio Ave. Uma situação que o deixa indignado, pois até agora nada foi feito, nem os responsáveis se dignam a aparecer. “Eu queria este problema resolvido, este é o meu ganha pão e tenho isto aqui tudo parado. Com esta água choca morre tudo e depois a terra fica ensopada”, asseverou.

Quando confrontados com o rebentamento da conduta de saneamento, contactamos a empresa Águas de Noroeste, empresa responsável pelo coletor de saneamento. O NT tentou obter esclarecimentos junto das Águas do Noroeste, mas não obteve resposta até ao fecho da edição. No entanto, na manhã desta quarta-feira, três elementos da empresa estiveram a desobstruir o coletor das águas residuais.

{fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...